Maiori Casa e o artista Romildo Ferreira trazem conceito de reciclagem em obra na Semana de Arte, Design e E +
“Ressurgência” ressignifica tapeçaria com um olhar artístico na Casa Mollde + Conteúdo_
Ressignificar: atribuir um novo significado a algo ou alguém. Ressurgir: reviver, renascer. A beleza das peças que ganham uma nova vida através da arte. Esse foi o conceito buscado pela obra “Ressurgência”, criada pelo artista mineiro, Romildo Ferreira em sua primeira collab com a Maiori Casa, marca especializada em tapetes feitos à mão e tecidos de alta performance, para a Semana de Arte, Design e E +.
O evento, que acontece entre os dias 19 e 26 de agosto na Casa Mollde + Conteúdo_, tem como objetivo promover os artistas nacionais por meio de aplicações dessas produções na arquitetura e no design de interiores. Durante essa semana, 10 collabs com a participação de importantes nomes do cenário criativo apresentam seus trabalhos.
Assim, a Maiori Casa, uma das parceiras da Casa Mollde em 2022, traz a tapeçaria manual vinda da Índia para embelezar os espaços com seu ofício poético e acolhedor. Completa a estética com suas coleções atemporais que reúnem design, bom gosto, estilo e qualidade.
Tudo entra em harmonia com a obra “Ressurgência”. Conectado às suas raízes mineiras, o artista reforça o amor pelo tear manual. Além disso, a reutilização de matérias-primas descartadas é o mote de sua criação. Essa técnica, chamada de upcycling, consiste em reaproveitar materiais já existentes transformados em peças que seriam jogadas fora dando um novo sentido a elas.
Os tapetes usados na construção dessa obra também foram feitos com upcycling. Pedaços dos vestidos de Sari das mulheres indianas são empregados em um ciclo de reciclagem e sustentabilidade.
Dessa maneira, o quadro foi feito a partir de retalhos de tapetes da Maiori Casa, formando um ecossistema sensorial. “A ressurgência é um fenômeno dos oceanos, onde águas frias de profundidade sobem para a superfície do mar”, comenta Romildo sobre sua maior inspiração. Transportado para o conceito tem-se uma verdadeira transição da tapeçaria por um novo ponto de vista, agora artístico.
Esses elementos estão presentes em todos os detalhes observados. Desde os veios que remetem às características geológicas das águas de um rio que reaparecem na superfície do solo, representados pelos movimentos criados na tela, até as formas que mostram o triângulo da bandeira de Minas Gerais e seu eterno lema “Liberdade Ainda que Tardia”.
“Ressurgência” é uma viagem da Índia, origem dos resíduos têxteis usados, a Minas Gerais, terra natal de Romildo Ferreira. “Espero que esta tela possa levar ao mundo uma mensagem de construção de um mapa social mais igualitário e justo para a população brasileira. Essa collab desperta a essência criativa e reflexiva da arte, valorizando a sustentabilidade da reciclagem e a beleza das peças da Maiori Casa”, completa.
Serviço – Semana de Arte, Design e E +
Data: 19 a 26 de agosto
Horário: 10h às 19h
Local: Casa Mollde + Conteúdo_
Endereço: Rua Groelândia, 1089 – Jardim Europa