Ensaio fotográfico de gestante, fazer ou não?

Saiba tudo sobre o registro desse momento importante da sua vida

Agosto é o mês da gestante, e muitas mulheres ponderam se devem ou não realizar um ensaio de gestante.

Por experiência própria, eu sempre torci o nariz.

Mas, convidada por uma amiga, aceitei o desafio, numa fase da gestação em que ainda não sentia os inchaços e o peso da barriga ainda não era algo tão incômodo. Sim, com o passar das semanas, o peso começa a incomodar, a gente não encontra posição pra nada!

Fiz meu ensaio estando na 34° semana de gestação e eu amei o resultado.

Pra quem sempre foi relutante, eu digo para quem está gestando: Faça o seu ensaio de gestante, sim!

Pode ser que seja a sua única gestação e talvez você se arrependa de não ter registrado esse momento or um profissional.

Para esclarecer tudo sobre ensaio de gestante, conversamos com a Carla Silveira, da Carlaminholas Fotografia, que foi quem fez o meu ensaio, e ela tirou algumas dúvidas sobre todo o processo.

Carla tem 32 anos, é fotógrafa. Graduada em Sistemas de Informação pela UniBrasil desde 2013, trabalhou alguns anos na área de TI, mas a paixão pela fotografia falou mais alto e fez com que ela voltasse a estudar e se formar em fotografia pela Omicron – escola de fotografia no final de 2016.

Acompanhe o bate-papo a seguir!

– Há quanto tempo trabalha com fotografia?

Trabalho com fotografia há 5 anos. Em janeiro de 2017, a Carlaminholas entrou em ação. No início, não sabia direito qual área dentro dela seguir. Até me encontrar na fotografia gestante, passei por várias áreas, elas ainda não estão totalmente fora do que atendo hoje em dia, pois muitas famílias que passam por nosso ensaio gestante voltam para fotografar seus filhos, e isso é gratificante demais. Com o tempo, me especializei em fotografia gestante, mas continuo sempre estudando para sempre trazer o melhor para as famílias que atendo.

– Quando iniciou os trabalhos com fotografia de gestante?

Eu já havia fotografado uma amiga que estava gestante durante o curso, mas me apaixonei mesmo por esse nicho quando, em 2018, minha cunhada engravidou. Fiquei super empolgada, mega-ansiosa até realizarmos o ensaio. Comprei o primeiro figurino gestante para fazer as fotos dela, um rosa pink e, acreditem, ele foi um dos mais pedidos durante muito tempo por aqui. Pesquisei muito e encontrei vários profissionais da área em que me inspiro até hoje.

Me encontrei na fotografia gestante quando percebi a importância dela na vida de uma família. Minha afilhada foi tão desejada e esperada e as fotos marcaram esse momento de transformação, foi então que decidi pra onde ir e defendo que todas as famílias merecem que sua gestação seja eternizada.

– Existe um tempo de gestação ideal para a realização das fotos de gestante? Até quantas semanas ou a partir de quantas semanas é indicado?

Quando uma mãe entra em contato comigo sempre indico a realização do seu ensaio entre 28 e 32 semanas. Nesse período os tão temidos inchaços ainda não estão tão aparentes, mas a barriguinha já está e o ensaio não fica tão cansativo, e como Curitiba é uma caixinha de surpresas na previsão do tempo, caso seja necessário, ainda temos tempo para reagendar o ensaio se for preciso.

Já para uma gestação de gêmeos é necessário que o ensaio seja feito com uma ou duas semanas antes do período que foi mencionado acima.

É claro que essa indicação de período não é uma regra pré-estabelecida, cada gestação é única e se a mãe estiver bem, disposta e confortável o ensaio pode ser feito com um pouco mais ou menos semanas. É importante não deixar que esse momento passe em branco, mas também é bom lembrar de não deixar para fazer seu ensaio próximo as últimas semanas, pois assim corre o risco de o bebê chegar antes do ensaio.

– O que não fica bem em um ensaio de gestante?

Bom, não acredito que exista algo que não fique bem em um ensaio gestante. O que existe são gostos e escolhas diferentes. Às vezes, o que uma pessoa não gosta é o sonho de outra.

Dentro da fotografia e atendendo todas as famílias que já passaram aqui, eu aprendi que o que a família mais deseja é o que deve ser levado em conta, são as memórias deles ali, e a minha tarefa é registrar da melhor maneira possível.

Lógico, eu tenho meu estilo fotográfico, e todas as mães que chegam aqui vêm por já ter visto meu trabalho e se identificam com ele. Mas figurinos, se a barriguinha estará à mostra ou não, acessórios, tudo referente ao ensaio conversamos e decidimos juntos o que fica melhor.

Existem ensaios onde a família chega com ideias de poses engraçadas, ou pedem algo mais sério, algumas mães não gostam de sorrir em fotos, e tá tudo bem. Eu quero que no futuro eles vejam suas fotos e se lembrem de como foi.

– Qual o custo médio de uma sessão de fotos neste estilo?

Essa pergunta é um pouco complicada, posso dizer até que polêmica.

Pois cada fotógrafo tem um custo, existe muito mais do que somente fotos. Por trás de cada ensaio existe um profissional criativo, esforçado, que estudou muito para chegar ali, isso sem falar em equipamentos. Além do que também é entregue em seu ensaio, existem várias opções que podem ser incluídas, como fotos reveladas, quadros, álbuns…

Posso dizer que cada memória nossa registrada vale muito mais do que o valor pago. Como eu sempre digo, lá no meu Instagram, nossas fotos são heranças.

– Qual conselho você dá para as mães que estão decidindo por um ensaio de gestante?

O maior conselho é: fotografe!

A gestação é o momento de transformação da sua família, e posso estar errada, mas é o momento mais esperado da sua vida. Aproveite cada fase da sua gestação, viva intensamente esse período, cada transformação, cada sentimento, curta cada chutinho, cada detalhe. Não deixe nada passar em branco.

Faça fotos caseiras, no espelho, com a família, registre o crescimento do seu bebê ainda no forninho e tenha seu momento em um ensaio fotográfico. Cada mudança é uma vitória e através delas seu bebê chegará ao mundo.

Para seu ensaio busque por um profissional que você se identifique com o trabalho e que goste do estilo das fotos que ele faz. De nada adianta pegar um profissional sem nem ao menos pesquisar um pouco sobre ele e na hora do ensaio ver que não era bem isso que você deseja. Pesquise, se planeje, entre em contato com ele e antes de agendar seu ensaio tire todas as suas dúvidas, pergunte o que for necessário, verifique sobre a participação da família, converse com ele sobre o que você acha que seja importante. E aproveite muito o seu ensaio.

Veja algumas fotos da Carla aqui!

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar