4 dicas para trazer mais felicidade ao ambiente de trabalho e que não custam nada

Ações práticas e gratuitas ajudam a promover a felicidade

Com certeza você conhece alguém que está pensando em mudar de carreira, que reclame todos os dias do trabalho, ou ainda que tenha tido o diagnóstico de Burnout nos últimos meses. A busca pela felicidade no trabalho é cada vez mais presente. Diante deste cenário, como as empresas podem colaborar?
“A verdade é que não existe empresa perfeita. Há também uma ideia errada de que os benefícios serão suficientes para que os colaboradores se sintam felizes”, afirma Juliana Chiavassa, CHO (Chief Happiness Officer) e consultora de felicidade corporativa.
1 – Faça elogios frequentemente
Os elogios têm a capacidade de deixar o ambiente mais positivo e geram conexão, tornando o time mais unido. “Todos temos o que elogiar no outro, seja ele o líder ou o liderado. Elogiar é diferente de agir com falsidade ou de puxar-saco, mas trate-se de uma capacidade de observar e valorizar as qualidades dos colegas de trabalho.”, afirma Juliana.
2 – Comece a reunião observando o que foi bom
Temos o hábito de fazer reuniões quando é necessário corrigir algo. E se essas mesmas reuniões começassem com uma pergunta diferente “O que tem dado certo?”. Segundo a especialista “Poucas vezes paramos pra prestar atenção no que está indo bem. O que é negativo parece sempre ser maior, mas provavelmente não é assim”.
3 – Celebre as pequenas conquistas
Quem não fica esperando o final de ano e as festas de confraternização? Para Juliana, “Estar em grupo celebrando é fortalecedor. Costumamos sair das comemorações com mais energia e com a sensação de que tudo valeu à pena. E se fosse possível sentir isso não apenas em dezembro? Celebrar pequenas conquistas pode ajudar a manter os colaboradores felizes e engajados, e isso pode ser feito compartilhando um intervalo no café, almoçando em equipe ou tirando 20 minutinhos pra descansar e conversar livremente”.
4 – Promova um ambiente com segurança psicológica
“Um ambiente no qual as pessoas podem expressar opiniões, dar ideias e serem elas mesmas sem nenhum tipo de repreensão são um ambiente seguro psicologicamente”, define Juliana. Estar em uma empresa com essa característica ajuda na promoção do bem-estar e da felicidade dos colaboradores.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar