Agosto Dourado: Pediatra esclarece as principais dúvidas sobre amamentação

Leite materno é o alimento mais completo para o bebê; amamentar também gera benefícios para a mãe

O mês de agosto foi designado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como “Agosto Dourado”, visando incentivar o aleitamento materno. O melhor e mais completo alimento para qualquer bebê é o leite materno, sendo indicado o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos de idade ou mais junto a introdução alimentar.

De acordo com a médica pediatra do Eco Pediatria – Hospital Menino Deus, Fabiana de Cassia Bernieri, o leite materno vai muito além de nutrir, ele promove o vínculo, aconchego e proteção para o binômio mãe e bebê. As vantagens são inúmeras, pois auxilia no desenvolvimento imunológico, neurológico e metabólico das crianças.

Para as mães, os benefícios também são muitos. Entre eles, a pediatra destaca o bem-estar emocional, a melhor recuperação do parto, menos risco de câncer de mama e de ovário, diminuição do risco de osteoporose e de doenças cardiovasculares como infarto, além de auxiliar no processo de emagrecimento.

Apesar dos benefícios conhecidos, amamentar ainda é um desafio para muitas mães. Aproveitando o “Agosto Dourado”, a pediatra Fabiana de Cassia Bernieri esclarece algumas dúvidas sobre amamentação.

Por que a amamentação é tão importante?

Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida. O aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, pois, auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia.

O leite materno tem anticorpos passados pela mãe que são fundamentais para a saúde do bebê. Consumindo esse leite a criança tem menos chances de adoecer e de desenvolver alergias alimentares.

O ato de amamentar, de sugar, fortalece a musculatura da região orofacial facilitando o processo de mastigação muito importante no momento da introdução alimentar do bebê e auxilia também no desenvolvimento da fala.

Preciso oferecer outros líquidos para o bebê além do leite materno?

O leite materno tem tudo que o bebê precisa até o sexto mês de vida. Quando recebe só leite materno, não precisa consumir chá, sucos ou água.

Eco Pediatria – Hospital Menino Deus

Endereço: Rua Goiás, 70 – Água Verde, Curitiba/PR

Agendamento das consultas: app Conectadoc Cuidado Digital (disponível no Google Play e Apple Store), www.ecomedicalcenter.com.br ou (41) 99228-8593.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar