‘O Cinema das Mulheres’ resgata a história de brasileiras fundamentais no audiovisual e traz última entrevista de Ruth de Souza

O documentário “O Cinema das Mulheres”, dirigido por Vanessa de Araújo Souza, chega ao Curta! e ao Curta!On – Clube de Documentários contando a história do cinema no Brasil sob a perspectiva das mulheres que trabalharam no setor audiovisual em diferentes áreas. Ora diante das câmeras, como atrizes; ora por trás das telas, como diretoras, assistentes ou produtoras, as mulheres sempre estiveram lá. Inicialmente, eram raras nos sets, mas aos poucos foram conquistando mais espaço e consolidando uma presença cada vez mais numerosa.

A produção convoca um time de mulheres fundamentais para a consolidação do papel feminino no cinema brasileiro, como Alice Gonzaga, Helena Solberg, Tereza Trautman, Lucy Barreto e Carla Camurati. Um dos destaques é a presença da atriz Ruth de Souza, falecida em julho de 2019. O filme registra a última entrevista concedida por ela, que venceu as barreiras de gênero e de raça e se consagrou como um grande nome do cinema: “Eu acho que eu realizei meu sonho de ser atriz de cinema (…).  Eu tive ótimas oportunidades no cinema e, quando se pega um bom papel, você o faz com todo amor e carinho. Em toda a vida, quis ganhar dez”, afirma Ruth.

Conforme essas grandes mulheres relembram suas próprias trajetórias, a história do cinema brasileiro vai se revelando. Entrevistas com pesquisadores e a narração de Zezé Motta costuram suas narrativas, dando coesão cronológica aos acontecimentos. Outro elemento que as une é a experiência de ter enfrentado os desafios impostos pelo gênero — invisibilidade, preconceito, entre outros — e de terem sido pioneiras dentro da área que escolheram.

O documentário conta com um rico acervo, com fotos e vídeos de diferentes épocas. Também são exibidas cenas de produções como “Carlota Joaquina, Princesa do Brasil” (1995), “O Quatrilho” (1955), “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1976), “Sinhá Moça” (1953) e “Os Homens Que Eu Tive” (1973). A exibição é na Quarta do Cinema, 24 de agosto, às 22h30.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar