Efeitos da menopausa no desempenho profissional da mulher é tema da Maturi Fest, nesta sexta-feira

Maior evento para o público 50+ da América Latina acontece em São Paulo

Um estudo realizado pela organização latino-americana No Pausa revela que mais de 90% das mulheres que estão perto ou já vivenciando a menopausa (fim do ciclo menstrual) reconhece o quanto esse período atrapalha seu desempenho profissional. Foram 1.500 mulheres entrevistadas, todas atendidas direta ou indiretamente pela instituição, criada para promover o debate sobre o tema no ambiente corporativo, a fim de incentivar programas de apoio ao público feminino atingido por esses sintomas.

Segundo a coordenadora do No Pausa no Brasil, Bianca Doeler, a pesquisa também revelou que a vergonha da mulher para falar sobre o assunto faz com que 50% delas deem uma desculpa qualquer, quando precisam faltar ao trabalho, em vez de apontar o verdadeiro motivo que as impossibilitaram de comparecer. “Infelizmente, esse assunto é um grande tabu para a sociedade”, sentencia Bianca.

A fim de trazer à tona o impacto da menopausa e do climatério (os anos que antecedem e os que vêm depois dessa fase) na carreira da mulher, o tema será uma das palestras na quinta edição do Maturi Fest, que acontece até sábado (20/08), no formato híbrido (online e presencial), em São Paulo.

Trata-se da maior convenção sobre trabalho e empreendedorismo do público 50+ da América Latina, com mais de 30 oficinas, apresentações e debates sobre transição de carreira, atitude empreendedora, tecnologia, além de dicas práticas para o público maduro, numa fase da vida com muitas oportunidades, mas também grandes desafios. (Veja programação de hoje e amanhã no site www.maturifest.com)

“O objetivo do evento é inspirar profissionais, dividir experiências e expandir discussões que vão da qualidade de vida à reinvenção profissional”, afirma Mórris Litvak, criador da Maturi Fest. Entre os convidados estão o jornalista e apresentador Carlos Tramontina; a atriz e cantora Zezé Motta; a modelo e empresária Luiza Brunet; o ator Ary Fontoura, além de representantes de empresas como Nestlé, PepsiCo, O Boticário e outras, que trarão cases sobre o mercado de trabalho pode valorizar mais essa faixa etária.

Isso porque a mão de obra 50+ é constantemente vítima de uma discriminação conhecida como etarismo. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), uma em cada duas pessoas no mundo já realizou, ainda que sem perceber, ações discriminatórias contra idosos, sobretudo, no ambiente corporativo.

A fundadora e CEO da No Pausa, Miriam De Paoli, que vai ministrar a palestra no Maturi Fest – hoje (19/08), às 17h, e no sábado (20/08), às 14h30, até a última menstruação acontecer de fato, existe um período de transição que pode durar anos (correspondente a quase um terço da vida reprodutiva da mulher). “Nessa fase, ocorrem sintomas que afetam todo o corpo e a mente, devido à diminuição natural dos hormônios sexuais e, pontualmente, à queda do estrogênio”, diz.

Com sede na Argentina, a No Pausa se especializou num modelo de negócio que ajuda companhias, nos setores público e privado, que desejam adotar políticas internas de trabalho às suas colaboradoras 45+. A pesquisa da organização também descobriu que as próprias mulheres desconhecem completamente os sintomas do climatério. Quase 40% delas não associava as mudanças no estilo de vida e na saúde – como insônia, depressão, desânimo, falta de concentração, dores e outros desconfortos vivenciados – ao fato de estarem perto da menopausa, por ainda estarem menstruando.

No Reino Unido, parlamentares estão tentando responsabilizar os empregadores a adotar medidas de acolhimento e apoio às trabalhadoras que enfrentam a menopausa, depois de verem uma pesquisa da ONG britânica Fawcett Society, apontando que uma em cada 10 mulheres com idades entre 45 e 55 anos na região deixou seus empregos devido aos sintomas da menopausa.

“O No Pausa nasceu de uma necessidade minha, quando, aos 48 anos, comecei a ter desequilíbrios na minha saúde e não conseguia ver de onde vinham. Cada médico me dizia uma coisa. Até que fiz um exame de hormônios e veio o resultado: perimenopausa ou período que antecede a menopausa. Eu não sabia sequer que existia isso. O nosso propósito é esse: não queremos que ninguém atravesse o climatério sem informação”, desabafa a fundadora.

A bandeira de derrubar esse tabu na sociedade passou a ser rentabilizada pela organização, com serviços de consultoria para trabalhar o etarismo nas corporações e co-criação de conteúdo com outras marcas. Contudo, o No Pausa mantém sua rede gratuita de conteúdo informativo numa plataforma com 80 mil membros, em português e espanhol, por meio do site: https://www.no-pausa.com/br/

Negócios como serviços voltados às Mulheres 50+ entraram no radar da atividade empreendedora no Brasil. Mas ainda que o nicho esteja em crescimento, há poucos serviços e produtos com essa abordagem comparado ao gigante potencial de negócios para jovens senhores e senhoras.

Para quem não se convenceu da importância dessa faixa etária, aqui vai um último número. No ranking de bilionários brasileiros da Forbes, apenas 13 nomes são de pessoas na faixa dos 30 anos entre os mais de 300 super ricos listados. A maior participação está entre os 60 e os 70 anos, com 64 nomes listados. Acima dos 70 anos, a lista soma 59 bilionários. Os maturis têm muito a oferecer para as empresas e a sociedade, apesar da luta diária contra o etarismo no mundo corporativo.

SERVIÇO:
Maturi Fest 2022 – Online e presencial
Veja a programação completa em www.maturisfest.com
Local: FECAP – Campus Liberdade – Av. da Liberdade, 532. São Paulo – SP
https://www.no-pausa.com/br/

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar