Entenda como os aminoácidos ajudam os atletas olímpicos e paralímpicos em sua caminhada para os Jogos de Paris 2024

Na preparação para um ciclo mais curto como é o atual, os integrantes do Time Ajinomoto encontram nos suplementos de aminoácidos um importante parceiro na recuperação física após treinos e competições

Mais curto da história, o ciclo olímpico e paralímpico para os Jogos de Paris, em 2024, promete desafios extras a todos os atletas. Um deles é o de conseguir uma recuperação física rápida e eficiente entre tantos treinos e competições durante os próximos dois anos. Esta é uma preocupação constante entre os integrantes do Time Ajinomoto, que nesta trajetória contam com a ajuda importante da suplementação de aminoácidos, por meio do aminoVITAL® GOLD. O produto, desenvolvido no Japão e testado durante os Jogos de Londres em 2012, para melhorar o desempenho dos atletas olímpicos japoneses, é utilizado por todos os componentes do Projeto Vitória.

O uso de aminoácidos na recuperação física de atletas, sejam amadores ou de alto rendimento, explica-se pelo fato de que eles são a base que formam as proteínas e são essenciais à manutenção da vida. A combinação dos 20 diferentes aminoácidos compõe nossos músculos, órgãos, pele e cabelos, etc. Destes 20 aminoácidos que o corpo usa como base para elaboração das proteínas, nove são chamados essenciais e obtidos exclusivamente por meio da alimentação.

“O consumo de aminoácidos essenciais está relacionado com a construção muscular e possível melhora da performance esportiva. Além disso, este consumo incluindo aminoácidos BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) tem sido relacionado com a diminuição da degradação proteica induzida pelo exercício e danos musculares”, explica a especialista em alimentos da Ajinomoto do Brasil, Izabel Alves.

Segundo ela, a atividade física afeta o músculo esquelético e para manter sua integridade, é necessário que todos os aminoácidos sejam fornecidos em quantidades adequadas. “É necessário fornecer todos os nutrientes para a reconstrução das fibras musculares, caso algum aminoácido não esteja presente. Por isso, os produtos da linha aminoVITAL® oferecem todos os nove aminoácidos essenciais concentrando alto teor de Leucina, que é o grande responsável pela ativação da síntese de proteína muscular”, afirma Izabel.

A especialista em alimentos da Ajinomoto do Brasil diz ainda que esse suplemento é absorvido rapidamente pelo organismo. “Utilizado após os treinos ou competições, pode contribuir com a recuperação muscular, além de ajudar a evitar a perda de massa muscular, auxiliar na manutenção da massa magra e no retardo da fadiga muscular.”

Os suplementos da linha aminoVITAL® podem ser utilizados por todos os atletas. “Independentemente se é olímpico ou paralímpico, a avaliação para prescrição é feita sempre de forma individual, de acordo com a necessidade de cada atleta e periodização de treinos e necessidade fisiológica”, explica o nutricionista consultor da Ajinomoto do Brasil, Alan Nagaoka.

Aprovado no dia a dia

Um dos mais novos integrantes do Time Ajinomoto, o velocista Petrúcio Ferreira, bicampeão paralímpico no atletismo, na prova dos 100 metros da classe T47 (atletas amputados para membros superiores), tem no aminoVITAL® um companheiro diário em seus treinamentos. “Sempre utilizo no final dos treinos, no final do dia. São sachês diluídos em água que eu tomo antes do jantar e vem me ajudando muito na recuperação”, comenta Petrúcio.

Com uma rotina pesada de treinos, que contempla sessões em dois períodos de segunda a sábado, alternando trabalhos em academia, fisioterapia e treinos na pista, Petrúcio faz uma avaliação positiva após a utilização do suplemento.

“O aminoVITAL® vem ajudando bastante na minha rotina de treinos e na recuperação para dia seguinte. Dá para perceber que tenho obtido uma melhora notável em relação ao que era antes. Por exemplo, demorava o triplo de tempo para me recuperar entre um treino e outro. Com ele, a recuperação tem sido mais rápida. Eu já acordo 100% pronto para encarar uma nova sessão de treinos”, diz o velocista.

Sobre o Projeto Vitória

O Time Ajinomoto faz parte do Projeto Vitória, iniciativa criada pela empresa em 2003, no Japão, e que chegou ao Brasil em 2019 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do esporte nacional. Atletas olímpicos e paralímpicos compõem o grupo e recebem suporte nutricional, como a orientação sobre o uso de aminoácidos por esportistas de alto rendimento.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar