Como está a sua saúde financeira? Faça o teste e descubra
A Provu, fintech de meio de pagamento e crédito pessoal, preparou um teste para você descobrir se está saudável financeiramente
Endividado, equilibrado financeiramente ou possível investidor? Você sabe em qual categoria você se encontra quando o assunto é finanças? A Provu, fintech de meio de pagamento e crédito pessoal, preparou um teste para você saber como anda sua saúde financeira. Pesquisa da Febraban mostra que 69% dos brasileiros gastam tudo ou mais do que ganham, e 64,7% não têm segurança sobre o seu futuro financeiro.
Saúde financeira não engloba apenas quem ganha muito ou pouco dinheiro. Ela diz respeito aos hábitos e comportamentos com os quais lidamos com o dinheiro, e serve para todas as pessoas, já que o controle financeiro deve ser adaptado à realidade e às possibilidades de cada um. Ter equilíbrio nas finanças significa adequar suas despesas e metas de vida com sua renda atual, independentemente de quanto ela seja.
Faça o teste e descubra como anda a sua saúde financeira.
O valor mensal de seus ganhos é o suficiente para as suas despesas?
1) ( ) Consigo pagar as despesas do mês e ainda dá para guardar 10% do salário;
2) ( ) Ganho apenas o suficiente e depois de quitar as contas do mês não fica nada na conta.
3) ( ) Sem o cheque especial, cartão de crédito ou demais linhas de crédito seria impossível pagar as contas.
Suas dívidas estão em dia?
1) ( ) Nunca deixo de pagar nada e sempre sobra dinheiro;
2) ( ) As vezes eu tenho que parcelar para pagar tudo em dia;
3) ( ) Sempre parcelo meus compromissos e utilizo linhas de crédito como cheque especial, cartão de crédito e crediário.
Você faz seu orçamento financeiro todos os meses?
1) ( ) Faço sempre um planner e comparo o orçado com o que eu gastei;
2) ( ) Somente registro e gasto o que preciso, sem analisar os a fundo nada;
3) ( ) Não sei o que é orçamento financeiro.
Investe regularmente? Ou guarda na poupança?
1) ( ) Todos os meses consigo guardar no mínimo 10% do meu ganho em linhas de investimentos, que variam de acordo com os meus sonhos e do que eu preciso para o futuro.
2) ( ) Quando sobra dinheiro, invisto, mas costuma ser na poupança;
3) ( ) Impossível investir com o salário que tenho.
Seus planos para aposentadoria existem?
1) ( ) Sempre me preocupei com isso e tenho planos alternativos de previdência privada para garantir minha segurança financeira no meu futuro, mesmo que ainda falte muito tempo pra isso acontecer;
2) ( ) Desde que me lembro por gente contribuo para a previdência social, contudo sei que preciso de reserva extra, mas não consigo poupar mesmo tentando me organizar;
3) ( ) Não contribuo porque não tenho dinheiro pra isso.
Independência financeira no seu vocabulário significa:
1) ( ) Que eu posso trabalhar quando eu quiser e não pela necessidade do dinheiro;
2) ( ) Basicamente é ter dinheiro para viver bem e guardar um pouquinho quando for necessário;
3) ( ) Gastar como eu bem entender, sem me preocupar com nada.
Ainda sobre o futuro, sabe descrever quais são os objetivos que você tem para os próximos 05, 10 e 15 anos?
1) ( )Sei exatamente o que quero estar fazendo e como vou poupar dinheiro e investir para realizar os objetivos de curto, médio e longo prazo;
2) ( ) Não me faltam sonhos, mas como bancar cada um deles e em quanto tempo preciso para isso é realmente algo impossível de descrever;
3) ( ) Prefiro não ter metas para não me decepcionar quando faltar dinheiro para elas.
Se houver um imprevisto financeiro hoje na sua vida, como você resolveria?
1) ( ) Sinceramente, não me afeta, mas vou diagnosticar como pagar por ele e cortar gastos desnecessários até suprir o valor por completo;
2) ( ) Preciso tirar o dinheiro de algumas contas e remanejar compras necessárias para o próximo mês ou pedir um crédito pois tenho um score muito bom e sei como administrar um empréstimo sem dores de cabeça.
3) ( ) Pedir dinheiro emprestado para alguém seria a única opção, já que estou negativado.
Você acaba de ser demitido, ou ficar sem renda. Por quanto tempo consegue se manter?
1) ( ) Manteria minha vida exatamente igual por pelo menos um ano;
2) ( ) Durante seis meses ficarei bem sem salário, depois disso precisarei de ajuda.
3) ( ) Não consigo ficar sem renda nem por 1 mês.
Tá na hora de comprar um carro! Desse modo, como será seu planejamento para realizar esse objetivo?
1) ( ) Vou me planejar e comprar o carro que quero à vista com desconto;
2) ( ) Parcelo o carro que atende minhas expectativas dentro do meu orçamento com o financiamento que tiver menor juros;
c) ( ) Compro o melhor para mim, e penso em como pagar posteriormente.
Como calculo minhas respostas?
1) Valem 10 pontos.
2) Valem 05 pontos.
3) Valem 00 pontos.
Veja seu diagnóstico
De 70 a 100 pontos
Você é investidor
Viva! Você é um investidor que está no caminho correto para conquistar a liberdade financeira que muitos brasileiros almejam. Isso porque, graças ao seu super hábito de poupar dinheiro e conseguir uma boa visão do futuro, você tem o que chamamos de controle financeiro.
Além disso, vale ressaltar que para cada objetivo o seu investimento é guardado de forma diferente:
Não deixe a caderneta de poupança morrer. Apesar de ser o investimento menos rentável, é ótima para deixar seu dinheiro para objetivos de curto prazo, além de ser fácil movimentar o dinheiro.
Mas se o seu objetivo for considerado de médio prazo e pouco imediatista, o recomendado é investir em CDB, título do tesouro ou fundo de investimentos. Mas, para os sonhos de longo prazo que requerem maior atenção e menos movimentação, a dica é ir fundo em: previdência privada, título do tesouro, ações ou imóveis.
De 45 a 65 pontos
Uma pessoa equilibrada
Você sabe bem o que está fazendo, e é um adulto muito responsável, afinal é equilibrado financeiramente pois quase não tem dívidas e as que possui você sabe como pagar sem afetar sua saúde financeira. Isso traz muita paz né? Afinal, você encontra-se na “zona de conforto”. Mas já pensou em ter mais do que apenas o necessário?
Isso é possível, basta ter o hábito de fazer uma reserva e para começar podemos indicar conteúdos que a Provu fez para te ajudar nesta tarefa.
De 00 a 40 pontos
Má notícia: você está endividado
Você não está financeiramente saudável. Apesar de tentar pagar tudo em dia, a verdade é que sua situação é delicada. Há vários fatores que fazem isso ocorrer, mas de longe pode-se dizer que a pandemia foi um dos principais propulsores disto. De acordo com o levantamento da CNC, o último ano apresentou recorde do total de endividados, registrando uma média de 70,9% das famílias brasileiras, enquanto dezembro alcançou o patamar máximo histórico com 76,3% do total de famílias.