Oficinas gratuitas de Culinária Sustentável ensinam como reaproveitar alimentos
Iniciativa estimula a produção de receitas criativas, nutritivas e deliciosas, fomentando o empreendedorismo e a geração de renda
Receitas deliciosas podem ser produzidas a partir do reaproveitamento de alimentos que poderiam ser descartados. Para promover o consumo consciente e até mesmo a geração de renda, a Piraquê, marca de biscoitos premium da M. Dias Branco, se engaja com a comunidade carioca e oferece aulas de Culinária Sustentável no Rio de Janeiro. As oficinas são gratuitas e a primeira ocorrerá em 17 de agosto, no Instituto Macieira Cultural e Social. As inscrições estão abertas.
No total, são três oficinas, uma ao mês. São oferecidas quatro opções de horários: das 8h30 às 10h; das 10h30 às 12h; das 13h30 às 15h; e das 15h30 às 17h. As temáticas são diferentes, orientando desde o planejamento de compra, consumo e preparo para o melhor aproveitamento dos alimentos, indo até noções de empreendedorismo e revenda. Para participar de cada oficina, basta fazer a inscrição no site oficial da Culinária Sustentável. Há treinamentos também em 14 de setembro e em 19 de outubro.
Todos os participantes receberão um avental do projeto e um livro de receitas, junto com o certificado de conclusão no término do curso. Será oferecido também o material de apoio sobre empreendedorismo em ambiente digital, com informações sobre como iniciar um negócio, precificação, entre outras habilidades, com o intuito de promover o empoderamento dos participantes e incentivar a geração de renda.
Com o posicionamento “A receita é ser original”, Piraquê acredita em iniciativas originais e criativas, assim como a proposta do programa Culinária Sustentável. Por isso, é a marca patrocinadora da iniciativa no Rio de Janeiro, que é realizada pela NTICS Projetos, que visa promover um dos pilares da luta contra a fome no Brasil, orientar e modificar a relação do ser humano com o ciclo do alimento.
A M. Dias Branco, líder nacional em massas e biscoitos e proprietária da marca Piraquê, divulgou recentemente suas metas públicas ligadas às frentes ESG (Ambiental, Social e Governança) até 2030. Umas delas consiste em impactar 150 mil pessoas por programas de fomento ao empreendedorismo e profissionalização no setor alimentício nas comunidades do entorno de suas fábricas, como a de Piraquê, localizada em Madureira.
Além do Rio de Janeiro, o programa Culinária Sustentável passará por Pernambuco, São Paulo e Paraná, entre os meses de agosto e novembro, impactando cerca de 900 pessoas.
“As capacitações no ramo alimentício podem representar o impulso necessário para que a população carioca encontre uma nova forma para empreender ou incrementar sua renda familiar. Nossas ações de responsabilidade social e sustentabilidade acreditam no potencial do nosso povo, da comunidade do entorno de nossas unidades e nós queremos ajudá-los a sonhar, realizar e crescer”, ressalta Maria Nolasco, coordenadora de Sustentabilidade da M. Dias Branco.
Serviço:
Culinária Sustentável no Rio de Janeiro
Local: Instituto Macieira Cultural e Social – R. Lageado, 191 – Rocha Miranda
Oficina 1: 17 de Agosto: das 8h30 ás 10h ou das 10h30 às 12h; das 13h30 às 15h; e das 15h30 às 17h.
Oficina 2: 14 de Setembro: das 8h30 às 10h; das 10h30 às 12h; das 13h30 às 15h; e das 15h30 às 17h;
Oficina 3: 19 de Outubro, das 8h30 às 10h; das 10h30 às 12h; das 13h30 às 15h; e das 15h30 às 17h.
Para participar de cada oficina, é necessário fazer a inscrição no site https://culinariasustentavel.com.br/.