6 dicas especiais para conquistar uma carreira de mãe influenciadora digital
Não é segredo que a maternidade muda a vida de uma mulher. Para a especialista e mentora em influência digital Aline Bak, a fase, que já é um divisor de águas para o sexo feminino, pode significar um redirecionamento de carreira, quando a mamãe decide expor os momentos desse período, dividindo com os internautas suas conquistas, anseios, medos e descobertas. “Quando as experiências são compartilhadas de forma genuína, as postagens tendem a conquistar o público, atraindo bastante interesse, e não é incomum esses perfis escalarem muito rápido”, conta Aline Bak. “Isso porque a maternidade está sempre em alta. As outras mães desejam aprender e se inspiram nas que são influenciadoras digitais”, afirma a especialista.
Veja a seguir 6 passos essenciais para você se destacar nas redes como uma mãe influencer:
- Escolha qual conteúdo e plataformas combinam com você: o primeiro passo é decidir como vai ser o seu conteúdo e estudar uma linha editorial, com um foco original dentro deste universo. As redes sociais oferecem muitas ferramentas diferentes, então é importante entender como você pretende se comunicar. “Você não precisa escolher só uma plataforma para divulgar seu conteúdo”, explica Aline Bak. “O Instagram é o app mais comum entre as influencers de maternidade, mas o Tik Tok também está crescendo muito. Em ambas as plataformas é possível criar uma ligação forte com seus seguidores”, conclui.
- Crie um ambiente de troca de experiências: compartilhe sua vivência como mãe e incentive seu público a fazer o mesmo. “A maternidade tem muitos desafios, por isso a ideia é trazer informações que possam ajudar outras mães”, afirma Aline Bak. “Interagindo com seu público você também pode aprender com as experiências de suas seguidoras, gerando uma rede de apoio”, completa a mentora.
- Mantenha a regularidade: fazer sempre novas postagens é importante para conseguir mais seguidores e manter o seu público engajado. “Vale pontuar que o algoritmo das redes sociais geralmente dá mais alcance para produtores de conteúdo que postam com maior frequência. Isso varia de acordo com a plataforma, mas em qualquer caso é essencial se manter ativo”, diz a especialista.
- Saiba trabalhar com o algoritmo: cada rede social tem suas próprias regras sobre o que deve ter mais relevância na plataforma, por meio do chamado algoritmo. Por isso, a influenciadora deve estar atenta a pequenas atitudes que podem aumentar seu engajamento. “Responder perguntas e curtir comentários no Instagram, por exemplo, cria aproximação com o público, além de aumentar o engajamento das postagens, o que é bastante valorizado pelo algorítimo”, diz Aline. “As hashtags também são usadas pelos algoritmos das redes sociais para facilitar a busca por determinado tema. Por isso, use tags como #maternidade, #vidademae e #família, entre outras”,diz .
- Nada de “conto de fadas”: conteúdos que humanizam a figura da mãe costumam se destacar. Afinal, a maternidade também tem seus momentos de dificuldade.“Mostrar a vida como ela é pode gerar mais empatia entre você e suas seguidoras. Mostrar que erros também fazem parte do processo diminui a pressão sobre as mães”, explica a especialista.
- Busque parceiros: com um bom conteúdo talvez seja só questão de tempo até que uma marca procure fazer uma parceria com você. “Empresas que tenham relação com a maternidade são potenciais parceiras das influencers mães. Elas podem oferecer descontos ou promoções para os seguidores”, diz Aline Bak.