CONVERSARTE 2022 traz Geração Z para o centro dos holofotes
Terceira edição do projeto cultural traduz hábitos e comportamentos dos jovens nascidos entre 1995 e 2010 em uma exposição multimídia e um ciclo de debates com artistas que os representam
A terceira edição do projeto cultural CONVERSARTE traz a Geração Z – jovens nascidos entre 1995 e 2010 – para o centro das atenções a partir de uma exposição multimídia interativa e um ciclo de debates com nomes que dialogam com esse público. A exposição é gratuita e acontece de 7 de setembro a 5 de outubro, na Praça de Eventos do shopping Pátio Batel, em Curitiba. De 6 a 8 de outubro acontecem os debates. Os ingressos já estão à venda pelo site Disk Ingressos.
DEBATES
Com mediação de Igor Cordeiro, consultor nas áreas de Políticas Públicas, Sustentabilidade e Cultura, os debates do CONVERSARTE acontecem em um cenário que simula uma gravação de podcast – formato de áudio que está entre os mais consumidos pela Geração Z –, com participação aberta ao público.
No dia 06/10, sobem ao palco do evento para falar dos temas experiência e diversão duas jovens mulheres feministas que se tornaram vozes de uma geração criando conteúdos autorais em formatos despojados, repletos de humor e profundidade. A cantora, compositora, atriz, humorista e roteirista Clarice Falcão se reúne com a escritora, jornalista e youtuber Jout Jout para mostrar que é possível conversar sobre temas densos de forma leve e transformar o mundo dando risada.
No dia 07/10, o tema é conexão e diversidade. A obstinação de um jovem que saiu da periferia e deu voz a ela construindo o maior canal de música da América Latina no YouTube, com bilhões de visualizações, encontra o dom ancestral de uma filha de sambista radicada em Curitiba e que usa sua voz iluminada como instrumento de emancipação. O empresário, diretor e produtor musical Konrad Dantas, mais conhecido como KondZilla, troca uma ideia sobre cultura e arte periférica com a cantora brasiliense e devota do samba Janine Mathias.
No dia 08/10 é a vez de falar sobre propósito e inclusão. Quebrando seus próprios recordes pessoais, eles provam que liberdade e obstinação andam lado a lado com a criatividade. Autodidatas que encontraram seus propósitos de vida ainda na infância, o artista e muralista Eduardo Kobra se une ao skatista profissional, criador de conteúdo e apresentador Lucas Xaparral para uma conversa sobre cultura urbana como elemento transformador de realidades.
Realizado pela Montenegro Produções o CONVERSARTE tem o patrocínio da Britânia, Philco, Sideral Linhas Aéreas e Rumo Logística. A Associação Amigos do HC é a instituição beneficiada pelo projeto e receberá integralmente o valor arrecadado com a venda de ingressos para os debates.
De acordo com Carolina Montenegro, gestora da Montenegro Produções, a construção do projeto e a pesquisa foram conduzidas por seis valores: propósito, conexão, inclusão, diversidade, experiência e diversão. “A pesquisa aconteceu em 10 meses de trabalho e a terceira edição do projeto mapeia os hábitos, comportamentos e tendências da Geração Z. Essas leituras são representadas artisticamente por meio de uma mostra de arte multimídia, documentário e debates com referenciais dessa geração”, explica.
EXPOSIÇÃO
O CONVERSARTE 2022 acontece em dois momentos distintos. No primeiro, uma exposição de artes visuais, que será composta por um labirinto de intervenções de arte e tecnologia, proporciona aos visitantes uma imersão nas leituras e olhares particulares da Geração Z. O graffiti foi uma das linguagens escolhidas para interpretar os referenciais desses jovens, que cresceram com liberdade e inspiração para serem diferentes.
Intervenções em graffiti criadas por cinco artistas mulheres da Geração Z compõem as paredes do espaço expositivo. Com trajetórias já estabelecidas na street art, as artistas Erika Lourenço, Fernanda Rodrigues, Lala Luz, Luciana Gnoatto e Mariê Balbinot – selecionadas sob a curadoria da produtora cultural e designer multidisciplinar Giusy de Luca, fundadora da produtora cultural Mucha Tinta – revelam traços modernos e de fácil trânsito entre as redes sociais e os muros reais.
Telas de diferentes formatos completam a exposição, com materiais audiovisuais criados especialmente para a mostra. Um elenco de cinco jovens atores e atrizes de Curitiba – Loara Gonçalves, Nathalia Garcia, Nathan Milléo Gualda, Pedro Inoue e Renet Lyon – gravou breves monólogos escritos pelo ator, dramaturgo e diretor Nathan Milléo Gualda, que tratam de questões comuns aos jovens dessa geração de forma descomplicada e bem-humorada. Completando a exposição, está uma série de retratos de 15 jovens que representam essa geração feitos pelo fotojornalista curitibano Brunno Covello.
GERAÇÃO Z
Nascidos entre 1995 e 2010 – atualmente com idades entre 12 e 27 anos –, os jovens da Geração Z representam 24% dos brasileiros, com aproximadamente 51 milhões de pessoas. Conectados, inovadores, criativos e envolvidos com questões de sustentabilidade e diversidade, falam o que pensam, ouvem uns aos outros e diluem as barreiras entre consumo e criatividade. Essa geração não tem apego por instituições e cargos, e desejam autonomia para viver as próprias experiências, respeitando seu estilo de vida com propósito.
PESQUISA
O processo de pesquisa para compor um retrato completo das expectativas, gostos, sonhos e receios desses jovens, conhecidos como nativos digitais, reuniu jornalistas, sociólogos e historiadores sob coordenação do jornalista Cristiano Luiz Freitas, que atua há mais de 20 anos na produção de conteúdo e projetos voltados ao público infantojuvenil.
Moradores da comunidade Rio Verde, em Colombo, adolescentes da rede pública de ensino municipal e pacientes atendidos pela clínica AMI Terapia Cognitiva, apoiadora do projeto, participaram de oficinas de cinema, música, fotografia, literatura, pintura, literatura e dança e aprenderam na prática como criar dentro dessas linguagens culturais, em atividades norteadas por palavras-chave que definem a Geração Z. O resultado foi uma radiografia humanizada dessa geração em expressões artísticas, agora apresentadas nesta mostra multimídia gratuita.
CONTRAPARTIDA SOCIAL
Como forma de aproximar idosos dos jovens da Geração Z, o projeto prevê a construção de uma cozinha experimental móvel, que irá circular por instituições sociais e abrigos de idosos durante 6 meses. O objetivo dessa ação é promover a troca de experiências entre os públicos por meio da gastronomia e de receitas tradicionais.
Durante o projeto serão realizadas 10 oficinas criativas de gastronomia, que terão a participação de mil idosos e 500 adolescentes. O resultado desse trabalho será publicado em um livro que ilustra os pontos de conexão dessa geração pela gastronomia.
SERVIÇO:
CONVERSARTE GERAÇÃO Z
EXPOSIÇÃO GRATUITA DE ARTES VISUAIS
Data: De 7 de setembro a 5 de outubro de 2022
Local: Praça de Eventos do Pátio Batel (Av. do Batel, 1.868 – Curitiba, PR)
DEBATES COM CLARICE FALCÃO, JOUT JOUT, KONDZILLA, JANINE MATHIAS, EDUARDO KOBRA E LUCAS XAPARRAL
Data: De 5 a 8 de outubro de 2022
Local: Praça de Eventos do Pátio Batel (Av. do Batel, 1.868 – Curitiba, PR)
Ingressos: Lote promocional – R$ 20 (inteira) pelo Disk Ingressos.
https://www.diskingressos.com.br/event/3680
https://www.diskingressos.com.br/event/3681
https://www.diskingressos.com.br/event/3682
Informações: (41) 3315-0808
www.montenegroproducoes.com/projeto/conversarte-genz/