Política: saiba como falar sobre o tema com as crianças

Conversar com os pequenos sobre os processos políticos contribui para a sua formação como cidadãos

A fase da infância é marcada pela curiosidade. As crianças estão construindo suas concepções sobre o mundo que as cerca e aprendendo sobre o seu funcionamento. Nesse processo, mesmo que não pareça, elas estão atentas aos acontecimentos e aprendem com o que escutam e observam.

Isso vale para os mais diversos temas, inclusive os que consideramos que “não é assunto de criança”. É o caso, muitas vezes, da política, que ainda carrega a máxima “política não se discute”. Mas ajudar os pequenos na caminhada para entender o mundo, por meio do diálogo, tem muitos benefícios.

“Participar da vida pública é um direito de todo cidadão, e incluir as crianças nesse processo é ajudá-las a desenvolver seu senso de vida em sociedade e de democracia”, explica Andreia Aparecida de Castro, diretora do Marista Escola Social Irmão Lourenço.

A educadora defende que a conversa tem que ser algo natural, que venha das dúvidas da criança, e não algo imposto.

“A partir dos cinco anos, as habilidades linguísticas estão mais desenvolvidas e elas começam a ter o pensamento abstrato, que é a capacidade de compreender conceitos que não podem ser vistos ou tocados. É quando mais questionamentos começam a surgir”, pontua.

Confira algumas dicas de como agir na hora de responder a questionamentos sobre política e ajudar os pequenos a compreenderem como ela está presente no dia a dia.

  • Evite muitos detalhes ou conceitos muito abstratos. Na hora de responder, atenha-se ao questionamento que foi feito, desenvolvendo-o de acordo com o interesse da criança de saber mais sobre o tema;

  • Evite usar muitos adjetivos, como “bom”, “ruim” ou “inútil”. Explique de forma clara e confie na capacidade dela de tirar suas próprias conclusões. Assim, ela começará também a entender que tem o direito de pensar por si própria;

  • Traga a política para situações do cotidiano para facilitar o entendimento: a forma como uma diretora coordena os processos escolares com intermédio dos professores, por exemplo, se assemelha à relação entre o Poder Federal e o Poder Municipal. Ou, então, explique como as decisões políticas têm impacto direto em serviços como o caminhão de lixo que passa na rua e a manutenção de parques;

  • Dê o exemplo: estar entre pessoas que discutem o funcionamento da sociedade incentiva as crianças a desenvolverem pensamento crítico e contribuem com o seu desenvolvimento como cidadãos. Explicar os ideais políticos dos pais não é tão eficiente como quando eles os mostram em suas próprias atitudes.

  • Apesar do pensamento adulto ser visto como o padrão, as crianças têm sua própria forma de entender e pensar o mundo. Compreender e respeitar isso é importante para que elas se sintam seguras para continuar a explorá-lo.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar