O poder de cura dos Florais de Bach

por Elaine dos Santos

Assim como nós seres humanos, as plantas também possuem um campo energético e a vibração que elas emitem podem ser usadas para devolver o equilíbrio entre a nossa mente e o nosso corpo. Quem acompanha a coluna, já leu sobre isso aqui quando falei sobre Fitoterapia.

Mas hoje o assunto é Florais de Bach, um sistema terapêutico que usa a energia das flores para tratar a nossa saúde emocional e espiritual. 

Entre os anos 20 e 30, o Dr. Edward Bach, depois de muita pesquisa, descobriu que algumas plantas, com potencial energético, eram capazes de restabelecer a harmonia entre a alma e a saúde. Ao todo, ele encontrou 38 florais com essa qualidade e assim surgiram os Florais de Bach. 

Durante suas pesquisas, o Dr. Bach observou que os pacientes que tinham a mesma doença apresentavam formas bem diferentes quanto à melhora e a cura. Ele passou então a analisar o comportamento emocional dos doentes e concluiu que as emoções e sentimentos deles em relação à doença eram o que influenciavam a sua recuperação, ou seja, a enfermidade e a cura estavam relacionadas aos conflitos internos das pessoas. 

Nós possuímos um corpo físico e um corpo espiritual e as doenças são causadas quando há um desequilíbrio entre a mente e a alma e essa desarmonia se expressa no físico através das doenças. Para Bach, a enfermidade é o último estágio, sendo a mente o ponto de partida para a cura. Nossa personalidade e nossas atitudes é o que afeta a nossa saúde e por isso é importante tratar o paciente como um todo e não só a doença. O médico precisa observar qual é o aspecto da personalidade que está mais afetado, assim, à medida que o estado de desequilíbrio, como a depressão, por exemplo, vai sendo tratado, todo o corpo volta ao equilíbrio. Se só a doença for tratada, sem levar em conta o emocional, depois de um tempo os sintomas tendem a reaparecer. 

 Quando uma pessoa está doente, há uma mudança de humor, certo? Mas se você parar para observar, vai perceber que antes do surgimento do problema, às vezes, muito antes da manifestação dos sintomas, já havia alguma mudança no seu comportamento, como irritação, ansiedade, vontade de se isolar, medo. Por isso é essencial manter a mente saudável para ter um corpo saudável. A nossa cura começa quando olhamos para as nossas ansiedades, os nossos medos, as nossas aflições e procuramos ajuda para identificar o que está provocando isso. Uma vida emocional sadia e uma personalidade equilibrada permite ao corpo encontrar seu estado de saúde e bem-estar natural. 

Como atuam os Florais de Bach?

 

As essências florais são extratos diluídos de flores que operam nos níveis sutis. São preparadas com flores silvestres no auge da floração e colhidas nas primeiras horas da manhã. A cabeça das flores é colocada em um recipiente com água e expostas ao sol por 3 horas, assim a essência da planta passa para a água. 

Os florais atuam no nosso emocional liberando sua energia vibracional, colocando em movimento uma ação dentro de nós e assim restaurando nossa alegria de viver. Todos nós possuímos qualidades, como amor, força, tolerância, coragem, mas durante a vida, frequentemente somos tomados por interferências, por sentimentos ruins que podem causar medo, ódio, orgulho, rancor. Isso é natural do ser humano. As 38 essências florais vão agir na transformação positiva desses nossos comportamentos negativos.

 O Dr. Bach identificou 7 personalidades do ser humano, que apesar de não significar uma doença, são características que podem provocar a enfermidade. Cada floral está associado a uma emoção humana básica e assim ele dividiu os florais nestes 7 grupos que são: os medrosos, os indecisos, os desinteressados, os poderosos, os desesperados, os hipersensíveis e os solitários.

As essências de cada um desses grupos despertam nossas virtudes permitindo um estado de harmonia. Eu vou dar um exemplo. Imagine uma pessoa que é muito alegre, inteligente e decidida, mas que com frequência perde a paciência e explode. Essa sua reação explosiva é o seu desequilíbrio. O Floral Impatiens vai promover a paciência, vai despertar a emoção positiva no lugar da emoção negativa.

Outro exemplo, uma pessoa que tem muito medo de uma situação específica, como dirigir. O Floral Mimulus vai promover a coragem, vai ajudar a pessoa a recuperar a liberdade de ação e autoconfiança.  

 

Como escolher o Floral?

O primeiro passo para obter a cura é identificar qual é a emoção que está em desequilíbrio, qual é o aspecto da personalidade que está sendo afetado e como isso está influenciando o seu comportamento e a partir daí encontrar a planta correspondente. Um terapeuta integrativo vai poder analisar esses aspectos e indicar o melhor floral, podendo utilizar mais de uma flor para compor um buquê que pode ser manipulado em uma farmácia especializada. 

Há opções prontas, mas o mais indicado é procurar um profissional para ter mais eficácia na escolha da planta. Esse sistema também é oferecido pelo SUS, pois a terapia com florais é reconhecida como uma Terapia Integrativa e Complementar. 

E é importante salientar que é essa é uma terapia natural, não apresenta efeitos adversos e não causa dependência. 

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar