A Cura através das cores

por Elaine Santos

Quem nunca se sentiu mais mal humorado num dia nublado ou teve aquela sensação de alegria ao entrar em um ambiente colorido? Acredite, mas essa mudança de humor, de comportamento pode ser influência das cores e da luz. O nosso organismo é fortemente afetado pelas cores e nós sentimos essa interferência tanto no nosso sistema físico, quanto no nosso sistema energético. Mas essa descoberta não é de agora não. As civilizações mais antigas como Egito, Grécia, China e Índia já usavam as cores com o intuito de curar doenças e harmonizar o corpo. No antigo Egito, por exemplo, a luz do sol era utilizada como instrumento terapêutico. Por meio de construções especiais, os egípcios manejavam o reflexo da luz solar para produzir as sete cores do espectro e utilizá-las em tratamentos físicos. Outros sistemas medicinais de civilizações antigas, como a Ayurveda e a Medicina Tradicional Chinesa também possuíam vastos conhecimentos sobre as propriedades curativas da luz e das cores, não só através dos raios solares, mas também através de flores, cristais e ingestão de água solarizada. 

Mas só muitos e muitos séculos mais tarde é que o cientista alemão Johann Wolfang Goethe descobriu, depois de uma longa pesquisa, que as cores influenciam sim o organismo do ser humano e também dos ambientes. Foi graças a sua pesquisa que hoje sabemos que a cor vermelha é estimulante, que o amarelo alegra, que o azul é calmante e que o verde é relaxante, por exemplo. E foi a partir daí que começou a surgir a cromoterapia, uma Prática Integrativa e Complementar muito eficaz e que hoje é utilizada por diferentes profissionais e aliada a várias outras técnicas, como o Reiki, por exemplo. 

 

A cromoterapia é um sistema holístico, pois atua no organismo de forma integral, tanto no corpo físico, quanto no energético, promovendo o equilíbrio de todo o sistema vital por meio do uso das cores. Quando a energia vibratória do nosso organismo se desequilibra, isso desenvolve uma série de doenças. Mas através das cores, é possível promover a harmonia entre corpo, mente e emoções. Esse equilíbrio é obtido pela incidência dos raios luminosos que cada cor possui no campo eletromagnético das células do corpo. A cura através da cromoterapia pode ser feita de diversas formas: pelo simples contato com a cor, por visualização (você imagina uma determinada cor entrando em determinado chakra), com o auxílio de instrumentos, cabine de luz e até mesmo pela meditação (durante a meditação você pode visualizar uma luz branca entrando pelo todo da cabeça e preenchendo todo o corpo, essa simples técnica vai te trazer um benefício imenso). A radiação benéfica das cores também pode ser emitida através da roupa que usamos, do alimento que ingerimos, através da cor de uma planta, de uma parede colorida, de um objeto no ambiente.

 

Mas como isso funciona na prática? É bem simples. A luz é uma energia radiante que possui uma faixa de vibração eletromagnética, com um determinado comprimento de onda e frequência. Essa energia transmitida de um corpo luminoso age sobre a nossa retina e assim enxergamos as cores. Cada uma das cores do espectro, que são o vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta, possui um determinado comprimento de onda e uma frequência. O vermelho é a cor que possui a vibração mais baixa, enquanto o violeta possui a vibração mais alta. 

Como eu já falei aqui em outros textos, nós possuímos energia vital, que é como se fosse a nossa bateria. Essa energia é metabolizada tanto no corpo físico quanto no corpo energético pelos sete chakras, pelos nossos centros de força. Através da energia das cores, é possível alterar a frequência desses chakras. Então ao inserir a cor correta sobre cada centro de força, o terapeuta consegue liberar bloqueios, estagnação, parar vazamentos e perdas de energia e assim abrir o campo para o objetivo desejado. Resumindo, ao direcionar uma determinada cor sobre o corpo, isso provoca a renovação das energias promovendo a cura tanto no campo energético, quanto no campo físico. Através da radiação das cores é possível promover a reação do organismo fazendo surtir efeitos como a melhora da circulação do sangue, ativação de processo regenerativo, efeito sedativo, analgésico, além de vários benefícios para o equilíbrio emocional. 

Depois de anotar as queixas relatadas pelo paciente e analisar os chakras,  o terapeuta vai usar as cores mais indicadas para cada problema. Como por exemplo, uma pessoa que chega no consultório relatando problema de melancolia e o terapeuta identifica que o chakra sexual dela está em desequilíbrio, a cor mais indicada seria o laranja. O laranja é uma cor quente, de movimento, que transmite a sensação de alegria e felicidade. Ela estimula o otimismo, criando um estado de bem-estar. E aqui eu só estou falando dos efeitos emocionais, mas a cor também é utilizada para a cura de vários problemas físicos. 

A cromoterapia é uma técnica reconhecida desde 1976 pela Organização Mundial de Saúde como uma das principais terapias complementares. Então, sim, as cores têm poder e auxiliam muito em tudo. Mas, claro que precisamos fazer nossa parte, para qualquer desequilíbrio é preciso manter o bom humor e o otimismo. Mas com o auxílio de técnicas como a cromoterapia, tudo pode fluir mais facilmente. 

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar