É possível desenvolver e trabalhar o amor-próprio?

por Roberta Brito

Falar sobre amor-próprio é simples, afinal quem nunca recebeu um conselho que alertava sobre a importância de se gostar, porém desenvolver é um pouco mais complexo, uma vez que envolve alguns conceitos.

Pensando nisso, eu resolvi falar sobre o tema e te ajudar a encontrar esse amor que tão bem nos faz. Para encontrar o amor que muitas vezes está escondido, é primordial o autocuidado, que como o nome já diz é o ato de se cuidar, se enxergar.

O autocuidado exige que a gente saía da inércia e desenvolva ações para melhorar a nossa qualidade de vida. Para encontrar o caminho do autocuidado é necessário e trabalhar os quatro pilares a seguir:

Físico: qualidade do seu sono; reeducação alimentar; atividade física; tempo de descanso.  Social: relações saudáveis; pedir ajuda; dar e receber; ser ouvido.

Emocional: auto perdão, autocompaixão; generosidade, gentileza; positividade.

Espiritual: conexão com a natureza; conexão com sua fé; meditação, silêncio; estudo.

Além desses pilares, é necessário trabalhar a autorresponsabilidade que é o conceito associado à nossa capacidade de nos responsabilizarmos por tudo aquilo que acontece em nossas vidas, com o objetivo de criar planejamentos e estratégias para resolução de conflitos e dificuldades. Assim como o autodesenvolvimento que irá proporcionar novas habilidades e novos interesses.

Após desenvolver cada um destes conceitos você terá adquirido a autoestima, para que assim você possa dizer que possui o amor-próprio. A partir deste ponto você desenvolve a tão sonhada e falada inteligência emocional. O próximo desafio será você diminuir seu maior ponto fraco: seu EGO(questões voltadas ao seu próprio interesse), desenvolvendo a cada dia sua ESSÊNCIA (diminuir as características que estão em excesso e aumentar as que estão em falta), desta forma você vai conquistar a sua inteligência emocional e equilíbrio mental, além de amor-próprio.

 Roberta Brito, neuropsicóloga

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar