Inverno e resfriado: quando levar o bebê ao médico?

A MAM Baby reuniu orientações que podem facilitar os cuidados e garantir que os pequenos permaneçam saudáveis no período mais frio do ano

No inverno, é muito importante que os pais fiquem ainda mais atentos à saúde dos bebês, que sentem os impactos das baixas temperaturas, das amplitudes térmicas e do clima mais seco. Muitas vezes, surgem dúvidas com relação ao momento de buscar um atendimento no pronto-socorro, ou manter os cuidados em casa, com a orientação de um pediatra.

Por esse motivo, a MAM Baby, marca especialista em bebês, reuniu essas e outras dúvidas de pais e mães e convidou Thiago Caldi, pneumopediatra e influenciador digital na área da saúde, para responder e gerar informações úteis sobre como curtir o friozinho em família de maneira segura, em uma live realizada no dia 18 de julho.

Segundo o médico, as doenças mais comuns no inverno são resfriados, pneumonias, otites, sinusites, bronquites etc. Apesar de serem doenças com possibilidade de evolução para casos graves, por vezes, é possível manter os cuidados em casa, com o apoio de um profissional, e evitar novos contágios no pronto-socorro.

Dr. Caldi explica que essa decisão também depende da idade do bebê. No caso de recém-nascidos, entre 1 e 3 meses, qualquer quadro de febre já indica necessidade de buscar um médico, uma vez que, nessa faixa etária, o sistema imunológico ainda é muito frágil, e o cronograma de vacinação, muitas vezes, nem sequer foi iniciado.

“Nos casos de bebês maiores, após o início da vacinação e com o sistema imunológico fortalecido, os pais devem recorrer ao hospital, ao perceber sintomas como respiração ofegante, extremidades roxas, dificuldade para a ingestão de líquido, prostração e sonolência”, explica o especialista. “Caso a criança esteja com febre alta e brincando normalmente, os pais podem administrar os remédios em casa e evitar uma exposição desnecessária”, completa.

Durante a live, que foi moderada pela influenciadora Silvia Faro, jornalista e criadora do canal Mãe de Primeira Viagem, Dr. Caldi também explicou que crianças saudáveis, isto é, com o sistema imunológico funcionando normalmente, podem ter de oito a dez infecções por ano e, em cada uma delas, ter um quadro de tosse que pode durar até 21 dias.

“Apesar de o resfriado e outras doenças respiratórias serem um revés na rotina da família, não é necessário que os cuidadores fiquem extremamente preocupados em todas as ocorrências. A imunidade está em construção durante a infância. Assim, é normal que os pequenos tenham algum tipo de infecção com mais frequência do que nós, adultos”, ilustra o médico.

Para evitar as infecções, Dr. Caldi indica ações simples como a lavagem frequente das mãos, cronograma de vacinação completo, hidratação, lavagem nasal, preferência a locais abertos e manutenção de uma dieta equilibrada. Durante a live, o pneumopediatra também trouxe insights que desmistificam tabus relacionados à pneumologia pediátrica, com dicas práticas e eficientes para manter os bebês saudáveis e protegidos durante o inverno. O bate-papo completo está disponível no Instagram da MAM Baby.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar