Conheça as sete funções do intestino

“Todas as doenças começam nos intestinos”. Pode parecer exagero, mas quando conhecemos um pouco sobre este órgão vital, notamos que essa frase tem um bom fundamento.

A integridade da mucosa intestinal e o equilíbrio das bactérias que o habitam são pré-requisito para a manutenção da saúde. Os intestinos e a microbiota são responsáveis por diversas funções, como: digestão e absorção de nutrientes, neutralização e eliminação de microorganismos malígnos e toxinas, proteção do organismo, produção de hormônios, neurotransmissores e outras moléculas importantes para o equilíbrio de todo o corpo.

Quando a integridade dos intestinos é ameaçada, as consequências se ramificam para as mais variadas áreas da saúde, inclusive a emocional e cognitiva.

Dentre os inúmeros mecanismos, o fato de que os intestinos são a interface entre tudo o que ingerimos, os subprodutos da digestão, a corrente sanguínea e o restante do corpo, é o que os torna tão importantes.

Saber cuidar desse órgão, de forma que funcione regular e plenamente, é fundamental para a longevidade e uma vida tranquila. É pensando nisso que a Puravida, empresa pioneira no Brasil na área de alimentação e suplementação, apresenta sete funções do intestino. Confira abaixo.

Absorção: nesta etapa, o intestino é responsável por absorver a água ingerida e aquela proveniente de secreções digestivas, como a saliva  que se junta ao alimento.

Detoxificação: é o processo em que o nosso organismo promove a limpeza de compostos tóxicos, tendo importante impacto para o funcionamento correto das células. A detoxificação melhora o aproveitamento de nutrientes, assim como a proteção da nossa imunidade.

Digestória: esta pode ser definida como a principal função do intestino: digestão de alimentos e absorção de nutrientes e água, para manter o corpo nutrido, hidratado e funcionando corretamente.

Excreção: após realizar a digestão de alimentos e absorver os nutrientes necessários, tudo o que sobra é “descartável”. E para eliminar essas sobras ineficientes para o corpo, o intestino realiza o processo de excreção.

Produção hormonal: atualmente, o intestino é considerado um importante órgão endócrino que ajuda na produção de hormônios.

Síntese de neurotransmissores: além da produção hormonal, também é fundamental para a produção de neurotransmissores que influenciam o funcionamento de todo o corpo, assim como na saúde mental.

Função imune: o nosso sistema imunológico está diretamente relacionado a quantidade de bactérias benéficas presentes no intestino. Se esse número não for suficiente para manter o equilíbrio do organismo, a quantidade de bactérias maléficas irá aumentar, e a imunidade ficará suscetível à ação de agentes patogênicos.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar