Loiro saudável: como cuidar dos cabelos platinados no frio

Natan Correia, hair expert e embaixador da Schwarzkopf Professional, indica cuidados redobrados aos fios descoloridos na estação mais fria do ano

Todo cabelo precisa de atenção extra no inverno, período em que os níveis de umidade sofrem variações em diferentes regiões do país por conta do clima mais frio e seco. Mas os platinados, que são aqueles loiros claríssimos, demandam cuidados ainda mais intensos.

“É um tipo de cabelo que, por ter passado pelo processo químico da descoloração em muitos tons, precisa de tratamento redobrado e uma maior manutenção. Isso porque ele está mais suscetível a todos os danos que acabam vindo com essas mudanças de estação”, explica Natan Correia (@natancorreia), hair expert, diretor criativo do MG Hair e embaixador da marca Schwarzkopf Professional no Brasil.

Para manter os cabelos loiros platinados saudáveis e bonitos, algumas dicas são essenciais. “Um hábito comum no inverno que prejudica os cabelos é tomar banho com água quente. A temperatura da água deixa os cabelos mais sensíveis, frágeis e ressecados no comprimento e pontas, além de maior oleosidade no couro cabeludo. Então, você deve evitar ao máximo lavar nessas condições, principalmente se tem cabelo platinado, que tende a ficar mais ressecado pela perda de taxa lipídica”, orienta o especialista. “O uso excessivo de ferramentas térmicas, como chapinha e secador, também pode causar danos aos fios de forma semelhante se o protetor térmico não for aplicado”, acrescenta.

Investir em bons produtos, focados em reconstrução, seguidos de nutrição e hidratação, também traz benefícios à saúde dos fios. De acordo com o expert:

“Um tratamento que não pode faltar na rotina de quem possui cabelos descoloridos é a reconstrução, que ajuda a repor a queratina. Ela é a responsável por manter a estrutura dos fios: quando o cabelo passa por uma transformação tão grande como a descoloração, ocorre perda de proteína, tornando o fio mais poroso e quebradiço”, descreve Natan.

Já a hidratação e nutrição ajudam a devolver, respectivamente, água e nutrientes. Com eles, os cabelos ficam mais brilhosos e macios. “Se possível, prefira produtos que tratam enquanto cuidam da cor, para que o platinado não fique com aquele temido aspecto amarelado depois de um certo tempo.”

Um dos itens aliados do fio platinado durante o inverno é o pré-shampoo, que realiza uma limpeza mais profunda e potencializa a performance das etapas seguintes de cuidado. Outro produto bem-vindo é o leave-in, pois protege o cabelo e sela as cutículas abertas, diminuindo o frizz – problema frequente em dias com pouca umidade. Mas esses tratamentos devem permanecer mesmo após o fim da estação mais fria do ano.

“Os loiros claríssimos são lindos, estilosos, elegantes e cheios de personalidade. Mas uma coisa é certa: precisam de manutenção. Procure shampoos, condicionadores, loções e máscaras com fórmulas potentes para montar um cronograma eficiente”, finaliza.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar