Criare e Larissa Lóh levam ambiente passional e contemporâneo à CASACOR Paraná

Com cozinha, adega, salas de estar e de jantar, mobiliário assinado e materiais nobres, o espaço eleva a outro padrão de sofisticação o conceito de integração de ambientes

Em parceria com a Criare Curitiba, a arquiteta Larissa Lóh leva à CASACOR Paraná, que vai de 26 de junho a 14 de agosto deste ano, em Curitiba, um ambiente intenso e passional, inspirado no filme “Como Água para Chocolate”, do diretor Alfonso Arau, lançado em 1992.

Baseado no livro da mexicana Laura Esquivel, o longa traz a cozinha como palco da vida de uma família de três irmãs e uma mãe viúva, onde a “mágica” dos alimentos e de seus ingredientes são o pano de fundo da narrativa. “A escritora fez da cozinha um lugar libertador para as mulheres, um espaço propício para dar voz aos silenciados, para a emergência da subversão e para o empoderamento feminino”, conta Larissa.

O ambiente de 73 m² pensado pela arquiteta trouxe essa temática com uma linguagem contemporânea, apoiada na ideia da cozinha como um local de expressão de sentimentos e onde, tanto o corpo quanto a alma, são alimentados com sons, cheiros e gostos. “Esses sentimentos, sabores e aromas estão, metaforicamente, impressos no espaço, que procura transmitir uma essência elegante e, ao mesmo tempo, simples”, explica.

Integração total

Partindo do conceito de ‘open space’, a profissional também teve como foco destacar a cozinha como espaço integrante do restante da casa e intimamente ligado ao estar. “Antigamente, elas eram menores, separadas, usadas quase que exclusivamente para preparar os alimentos. Nos últimos 20 anos, começaram a se tornar áreas de convivência e entretenimento, onde se passa muito mais tempo”, diz.

O cinza quente foi eleito como base para os tons terrosos do mobiliário, e aparece nos armários de linhas retas com puxadores embutidos da Criare. “A cozinha foi projetada com uma arquitetura limpa, pontos de impacto e traços curvos em destaque, que fazem analogia e crítica à representatividade das mulheres dentro da sociedade, e remetem a elementos da culinária”, explica.

O tom está presente em todos os painéis ripados, também da Criare, que permeiam as paredes do espaço em formas retas e curvas, com fitas de LED embutidas, além de revestirem a parte debaixo da ilha da cozinha. “Eles representam as camadas sociais e as disparidades de oportunidades das mulheres, além das ‘camadas’ presentes em vários alimentos”, argumenta a profissional.

A adega com cristaleira, desenvolvida pela Criare, é toda iluminada com fitas de LED e fica em destaque bem no centro do ambiente. “O móvel fica próximo da mesa de jantar, evidenciando sua funcionalidade. É uma marcenaria que traz elegância sem perder a simplicidade. Possui portas e prateleiras de vidro com iluminação, estrutura de metal e fundo em padrão Sienna terroso. Um móvel elegante”, diz.

Mobiliário de design

O ambiente totalmente integrado é repleto de materiais nobres e de peças com design brasileiro assinado, da loja Momentum. No estar, o sofá Baixo, de Guilherme Wentz, em off-white, faz par com a poltrona Cacau, de Roberta Banqueri, na cor marrom. No jantar, a mesa Alma, também de Roberta Banqueri, foi colocada bem próxima à bancada de refeições da cozinha, denotando a união destes espaços, e recebeu Cadeiras I, de Zanine Caldas, com assentos em laranja.

“O mobiliário de design brasileiro em tons neutros e terrosos representa a conexão profunda com nossas origens, ancestralidade feminina e seus saberes, que mostram o feminino como energia de criação, de vida. Também remete ao significado de pertencimento, de entender nosso eu interior e compreender o mundo”, fala Larissa.

As bancadas, em um tom de vermelho queimado, são outro ponto alto do projeto. “Escolhi o mármore Napoleon Bordeaux, que representa o coração, o lado visceral, sobretudo da mulher e de suas emoções”, conta a arquiteta. O material também reveste o fundo da área de trabalho da cozinha.

A ilha recebeu banquetas Nine, de Sergio Rodrigues, criando uma pequena área de refeições rápidas, que, próximas ao fogão de indução com coifa embutida no mármore, permitem a quem estiver cozinhando interagir com os convidados durante o preparo das refeições. Todos os eletrodomésticos são da Crissair. “O refrigerador e a lava-louças são de embutir, o que permite um design mais limpo e elegante para a cozinha”, destaca.

O teto texturizado com o efeito Velvet foi pintado na cor Fóssil, da Tintas Coral. Já o projeto luminotécnico é assinado pela dsgnselo, que também forneceu as luminárias. Ao lado do jantar, a escultura em fibra de seda natural da artista Karina Amadori enfeita uma das paredes. “Ela se inspira na vida de uma mulher, com reviravoltas, sua presença para despertar recomeços, expansão de consciência e geração de uma nova vida”, finaliza Larissa.

Sobre a Criare

Considerado um dos principais nomes no segmento de ambientes planejados, a Criare obteve um crescimento de 135% do faturamento de sua rede em relação ao mesmo período do ano passado e registrou a abertura de 20 novas lojas exclusivas em todas as regiões do Brasil.

Em Curitiba, a Criare possui duas lojas dirigidas por Raulise Mari e Eduardo Terres. Reconhecidas pelo compromisso, atendimento, cuidado em todos os processos, as lojas estão há 12 anos sob o comando da dupla. “Hoje, mais do que nunca, vemos nossa atividade como uma missão. Saber que por meio do mobiliário e da decoração, é possível oferecer conforto, bem-estar e satisfação, nos motiva de maneira muito especial”, contam os sócios.

 

Serviço

CASACOR Paraná

Data: 26 de junho a 14 de agosto

Onde: Antigo Aquacenter Batel

Endereço: Rua Álvaro Alvim, 91 – Seminário

Telefone: (41) 3308-6405

 

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar