Papada: como acabar com problema sem precisar de cirurgia

Procedimentos minimamente invasivos, feitos em consultório de dermatologista, podem solucionar problema indesejado

A papada, ou queixo-duplo, nada mais é do que um acúmulo de pele ou gordura entre o queixo e o pescoço, e pode surgir tanto em homens como em mulheres, pricipalmente depois dos 30 anos, quando o corpo começa a diminuir a produção de colágeno. Por interferir no contorno facial, pode ser bastante incômodo. A boa notícia é que é possível resolver o problema por meio de tratamentos realizados em consultórios e sem a necessidade de cirurgia.

“As causas para a papada podem ser diversas, mas, em geral, ela tende a surgir em pessoas adultas, como uma consequência do envelhecimento ou devido ao sobrepeso. Quando acontece em pessoas mais jovens, pode ser causada por predisposição genética ou como sintoma de doenças, como a tireoide aumentada, por exemplo”, diz a dermatologista Luciana Garbelini. “A melhor forma de identificar o que desencadeia a papada é a avaliação de um médico, para então, definir os tratamentos mais eficientes em cada caso”, diz.

Na avaliação do problema, são observados a projeção do queixo, a presença de gordura e a flacidez. O mento, ou queixo, é muito importante para definir o contorno facial e, quando bem posicionado, pode eliminar a papada ou o queixo duplo. “Algumas vezes a papada é formada somente por músculos que estão retraídos junto ao mento ósseo. O queixo curto também pode simular uma papada, mas nem sempre há acúmulo de gordura e flacidez, nesses casos, consideramos uma falsa papada e conseguimos amenizar o sintoma apenas projetando o queixo para frente com preenchedores de ácido hialurônico”, explica a dermatologista.

Tratamentos

Bioestimuladores de colágeno: Estimulam a produção de colágeno, devolvendo firmeza. É uma excelente alternativa para prevenir a papada e também para evitar seu agravamento.

Ultrassom Microfocado: Auxilia na sustentação dos tecidos, reduz a gordura localizada (graças à energia térmica liberada pela plataforma) e cria uma nova ancoragem muscular na área tratada, melhorando a flacidez. O tratamento é efetivo tanto para casos de flacidez, quanto de acúmulo de tecido adiposo.

Fios de PDO: Eliminam a papada por meio do lifting facial. Os fios tracionam a pele, deixando os contornos do rosto mais definidos e ainda estimulam a produção de colágeno. Esse tratamento é mais efetivo contra a papada causada pela flacidez e é extremamente seguro, com baixos riscos de efeitos colaterais adversos.

“Na maioria dos casos há uma mistura de fatores e os tratamentos são associados. A definição do melhor tratamento varia conforme a causa e características do paciente, como idade, tônus da pele, entre outros”, finaliza a médica.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar