Dia do Meio Ambiente: obra infantil convida crianças a terem uma nova relação com a natureza

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho e tem como objetivo promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente. É também uma oportunidade para apresentar às crianças os cuidados fundamentais que devem ser adotados, desde a infância, para construir um futuro mais sustentável.

A obra infantil SOMOS – Um álbum poético e afetivo para acompanhar você em todas as suas viagens (Editora Claraboia, 100 pág.), das escritoras Renata Laurentino e Inês Fernandes, convida à observação e experimentação dos leitores consigo mesmo, com outros seres, com o planeta e com tudo aquilo que o rodeia. É um diário de bordo que pode ser levado para qualquer viagem. Por meio de registros escritos, desenhados e colados, a criança se tornará, também, co-autora deste livro.

Durante três anos, Inês e Renata trabalharam neste projeto – que teve início quando suas filhas ainda estavam na barriga. “Como podemos apresentar o mundo a elas?” A partir desta pergunta, as duas arte-educadoras decidiram se aventurar a escrever este livro cheio de ilustrações, afeto, provocações e sensibilidade, instigando a subjetividade dos leitores e das leitoras e trazendo questões importantes sobre o mundo de hoje. Como estamos ocupando o Planeta? É possível fazer diferente? Como? A ideia é que cada criança – se os pais estiverem juntos, ainda mais legal – aceite esse convite e traga suas reflexões e respostas.

As autoras pensaram este projeto, também, levando em consideração crianças em situação de vulnerabilidade. Elas trabalham, há alguns anos, com crianças nessas condições. Por isso, todo o projeto foi idealizado a partir de um financiamento coletivo para que uma parte significativa da tiragem fosse doada para instituições parceiras.

Sobre as autoras

Somos começou a ser gestado quando Renata Laurentino e Inês Maria perceberam que seriam guias de novas crianças que estavam chegando na Terra. O livro foi escrito durante as gestações e os primeiros anos de vida de suas filhas (Lina e Maria Flor), como uma estratégia de compartilhar um pouco do que as autoras aprendem e cultivam em seus cotidianos, em seus processos que vivenciam com grupos de crianças e adultos, no Brasil e em Portugal.

Inês Fernandes

Arquiteta, pós-graduada em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas e formada em Materiais e Técnicas de Ilustração. Viveu seis anos no Brasil, onde colaborou e desenvolveu diversos projetos sociais, facilitando a realização de sonhos comunitários, jogos cooperativos e intervenções urbanas.

Em São Paulo, co-fundou duas empresas sociais (Acupuntura Urbana e Movimento 90º) e dois espaços colaborativos (Casa de Trocas e Fazedoria). Atualmente trabalha no desenvolvimento de projetos criativos e colaborativos para crianças e adultos, incluindo a criação de jogos e materiais pedagógicos tanto em formato físico como digital.

Renata Laurentino

Artista-facilitadora. Desenha experiências e ambientes de aprendizagem com crianças, famílias e educadores.

Idealizadora das caixas “Nutrição para Imaginação”. Dedica-se a trabalhar com comunidades para harmonizar os ambientes onde vivem as crianças, transformando ambientes através da criatividade e da valorização das culturas locais, para que as crianças e adultos cresçam, brinquem, e se desenvolvam em harmonia. Há 20 anos trabalha com arte, educação e Infâncias. Atua em projetos artísticos, gestão de ações de impacto social e desenvolvimento de processos criativos.

Sobre a editora

A Claraboia é uma editora independente de escritoras mulheres, fundada em 2019.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar