Como cuidar do couro cabeludo sensível e tratar a coceira

A dermatologista Dra. Luciana Passoni explica sobre o tratamento da inflamação do couro cabeludo com produtos hipoalergênicos e dermatologicamente aprovados

O cuidado com os cabelos começa onde eles nascem: no couro cabeludo. E por isso, é imprescindível estar atento à sua saúde, pois sintomas como coceira, dor, vermelhidão e queda dos fios são alertas para sensibilidade e inflamação. O principal agravante de problemas como esses é o uso de produtos que contém fragrâncias e corantes, compostos que podem causar hipersensibilidade e alergia.

“Durante a pandemia foi o período que eu mais vi aparecerem doenças autoimunes e inflamatórias que levam principalmente à irritação e descamação do couro cabeludo, sendo necessário tratar essas condições com produtos hipoalergênicos e dermatologicamente testados”, contou a dermatologista Dra. Luciana Passoni, especialista em medicina capilar.

Cuidar do seu couro cabeludo é a base de toda rotina de cuidados com os cabelos. E ele precisa de tanto carinho e cuidado quanto a pele: precisa de limpeza, de esfoliação frequente e de hidratação para que os fios cresçam bonitos e fortes. De olho nessas necessidades, a Keune Haircosmetics lançou recentemente a linha Keune Care Derma Sensitive, com produtos livres de fragrância e corantes, que além de serem dermatologicamente testados, também são 100% veganos.

Segundo a Dra. Luciana Passoni, “o uso de condicionadores e máscaras também pode agravar quadros de irritação no couro cabeludo caso o produto entre em contato com a pele”. No entanto, com a nova linha Derma Sensitive, um condicionador e uma máscara foram formulados para tratar especialmente do couro cabeludo, oferecendo hidratação mais leve e sem pesar os fios. Ambos os produtos contém alantoína e glicerina, que possuem efeito calmante para reduzir a coceira e vermelhidão.

Outros ativos, como o ácido glicólico, também são grandes aliados no tratamento do couro cabeludo sensível e com descamação. “O ácido glicólico sempre foi usado na pele para a renovação celular e rejuvenescimento. Agora ele veio para o couro cabeludo através do Keune Care Derma Peeling, que aumenta a circulação na base de folículo piloso para renovar a pele e torná-la menos oleosa, com menor acúmulo de sujeira e oleosidade“, contou a dermatologista.

A Dra. Luciana Passoni explicou que o Derma Peeling, um tratamento exclusivo dos salões de beleza, é indicado até mesmo para pacientes que apresentam irritação no couro cabeludo. O peeling funciona de modo a potencializar a ação de outros produtos aplicados no couro cabeludo, como a nova Derma Sensitive Lotion.

Ideal para o cuidado intensivo do couro cabeludo, a Derma Sensitive Lotion promove um tratamento intensivo da coceira e vermelhidão. O produto deve ser aplicado diretamente no couro cabeludo após secar os cabelos, e não deve ser enxaguado.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar