Idosos e o frio: um check-up de 5 cuidados fundamentais para saúde física e emocional

Especialista em envelhecimento ativo e qualidade de vida na terceira idade explica o que não pode faltar na rotina em tempos de baixas temperaturas

Com a chegada das baixas temperaturas é preciso muita atenção com a saúde de idosos, que tendem a sentirem mais os efeitos da mudança climática.

Por terem, em sua maioria, a imunidade mais frágil, a sensibilidade aumenta e as temperaturas frias e o tempo seco os deixam vulneráveis a doenças, principalmente de vias respiratórias.

Marcia Sena, especialista em envelhecimento ativo e qualidade de vida na terceira idade da Senior Concierge, Traz um check-list com 05 dicas de cuidados importantes que devemos ter com a saúde dos idosos em época de baixas temperaturas:

 

  1. Não abra mão das atividades físicas e, se possível inclua passeios, para não cair no sedentarismo;

 

  1. Atividades cognitivas e sociais como jogos e encontros de família para estimular a mente e cuidar das emoções;

 

  1. Banhos rápidos e com temperaturas agradáveis e hidratação da pele para evitar ressecamento;

 

  1. Incluir no cardápio alimentos naturais e que fortaleçam o sistema imunológico, sempre mantendo uma boa hidratação;

 

  1. Roupas e agasalhos adequados para proteção em ambientes ao ar livre e locais frios, vale o uso de bonés, toucas, luvas, mantas etc.

 

Marcia explica que as medidas podem parecer simples, mas são essenciais para se proteger das baixas temperaturas mantendo hábitos saudáveis, em prol da prevenção para um envelhecimento ativo.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar