Como tratar a caspa capilar?

Cuidados devem ser reforçados nas temperaturas mais frias

A temperatura caiu bastante na maior parte do país, que em breve também receberá o inverno. E é principalmente nesse cenário que especialistas recomendam um cuidado maior com o couro cabeludo que sofre de caspa e dermatite seborreica. Segundo a farmacêutica especializada em ozonioterapia e CEO da Ozoncare, Dra. Leticia Philippi, o inverno aumenta a incidência de caspa por dois fatores: “A descamação aumenta porque no inverno o uso de água muito quente, resulta no aumento da oleosidade do couro cabeludo. E por fim, há um fator biológico, pois, a maturação celular diminui em temperaturas mais baixas, o que consequentemente aumenta o processo de descamação do couro cabeludo”.

Leticia também ressalta a importância de manter a lavagem do couro cabeludo diariamente ou alternar as lavagens apenas um dia. “É muito importante que a região esteja sempre limpa, para manter o couro cabeludo longe dos fungos que provocam a irritação. Além, claro, de evitar água muito quente”.

 

Qual a diferença entre caspa, dermatite seborreica e psoríase?

caspa consiste na descamação de pequenas placas do estrato córneo, procedente do couro cabeludo. Aparece devido a aceleração da multiplicação celular. Ela é proveniente de fatores fisiológicos, emocionais e mudanças climáticas bruscas. Procedimentos químicos capilares e água quente, também pode desencadear o processo. A descamação é mais fininha, sem pedaços de pele. A coceira causada pela caspa pode variar do leve ao intenso, e também há desconforto estético, pois, os indivíduos apresentam os flocos soltos nos cabelos e nas roupas.

dermatite seborreica, pode ser considerada uma caspa mais grave. Não ocorre por um processo natural e sim a partir de uma inflamação, pois trata-se de uma doença crônica. Ela pode se manifestar tanto no couro cabeludo como em outras partes do corpo. As lesões são avermelhadas e coçam. Ainda não se tem comprovações sobre o que pode causar o problema. O quadro costuma agravar com alterações hormonais, stress, clima seco, frio e mudanças bruscas de temperatura. Também pode ter relação com o tipo de pele, o fungo Pityrosporum (que vive em nossa pele) e alguns medicamentos. Como toda doença crônica, não há cura, mas existem tratamentos que podem reduzir o quadro da seborreia.

Já as lesões da psoríase geralmente aparecem no couro cabeludo, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo. Apresenta quadros de melhora e piora, fatores emocionais e climáticos podem estar envolvidos na exacerbação do quadro. Cerca de 2% da população mundial é acometida pela psoríase, considerada de origem imunológica e há predisposição genética para seu surgimento. Nessa doença, o sistema imunológico é ativado por um erro, o que conduz ao excesso de produção de células da pele. As células da pele se acumulam muito rapidamente sobre sua superfície, formando relevos e manchas escamosas, chamadas de placas. Essas placas podem coçar e, por vezes, provocam dor. Não está associada a queda do cabelo e não existem terapias definitivas no tratamento, apenas o controle da mesma. As terapias capilares que promovam efeito anti-inflamatório e calmante do couro cabeludo costumam responder muito bem, promovendo alívio da coceira e diminuição das placas.

 

Qual shampoo usar?

A recomendação é investir em shampoos com intensa atividade antimicrobiana, para equilibrar a microbiota do couro cabeludo. Também é importante reforçar que o condicionador deve ser passado apenas no comprimento das mechas e nunca na raiz.

No mercado existem produtos especializados no tratamento da caspa, muitos deles com corticoides na formulação. “O diferencial do shampoo da Ozoncare é que se trata de um produto clean beauty a base de óleo ozonizado de oliva, um poderoso antimicrobiano e secativo do couro cabeludo. É um blend de óleos vegetais de chia, jojoba e girassol, com ação altamente reparadora e nutritiva”, destaca Leticia.

O shampoo em creme multifuncional Ozoncare pode ser utilizado por todos os tipos de cabelos e é indicado especialmente para o tratamento da caspa, coceira e psoríase no couro cabeludo. E o mais importante, não resseca os fio, pelo contrário, proporciona brilho duradouro sem sobrecarregar o cabelo, deixando-o suave e macio. Também traz a vitamina E, que dá vida aos fios e protege os cabelos contra os danos causados por agentes externos, além de agir profundamente fortalecendo a fibra capilar. Sua formulação já é condicionante, ou seja, limpa e condiciona ao mesmo tempo.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar