Especialista aponta os benefícios da reconstrução da auréola após cirurgia de mastectomia

Mariana Oliver, especialista em camuflagem estética, o procedimento de reconstrução é rápido e não exige pós-operatório

Caracterizado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) como o tipo de tumor mais incidente entre as mulheres brasileiras, estima-se que o câncer de mama seja responsável por mais de 16% dos óbitos derivados da doença no país. Quando há a ocorrência desse tipo de câncer, é comum que as pacientes passem pelo processo de mastectomia profilática, cirurgia preventiva de retirada completa das mamas. O procedimento reduz em até 90% o risco da doença retornar.

De acordo com a esteticista brasiliense e especialista em camuflagem estética e micropigmentação, Mariana Oliver, o processo de reconstrução da pele é extremamente significativo para a recuperação da autoestima feminina. “Com os atuais avanços tecnológicos do ramo, já é possível realizar a total reconstrução da auréola mamária que, muitas das vezes, se encontra deformada justamente devido aos procedimentos provenientes da mastectomia e que são cruciais para a manutenção da saúde”, ressalta a especialista.

Realizada a partir de técnicas de pigmentação, o procedimento de camuflagem para a reconstrução do mamilo atua como uma espécie de tatuagem sobre a pele. Uma vez que o mamilo é totalmente ou parcialmente reconstruído, aplica-se sobre ele uma pomada antibacteriana e um pequeno protetor de auréola para evitar desgastes na área e prevenir possíveis infecções.

Ainda de acordo com Mariana Oliver, embora muitas mulheres ainda tenham receio de realizar a camuflagem estética, seja por medo ou pela fadiga recorrente das demais cirurgias, o procedimento realizado com um profissional da saúde é seguro e não apresenta riscos às pacientes. “Diferente das cirurgias plásticas que exigem o desgaste referente ao pós-operatório, a reconstrução da auréola é um procedimento rápido, indolor e os resultados são visivelmente perceptíveis logo depois que a sessão é finalizada”, afirma a especialista em camuflagem.

 

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar