Entenda o que é e qual importância de fazer um exame nutrigenético

Teste genético nutricional é um dos destaques da medicina preditiva ao possibilitar autoconhecimento de forma simples e cômoda

Tão importante quanto o tratamento de doenças, a medicina preditiva começa a ganhar um espaço importante no setor médico brasileiro. Nesse contexto, a nutrigenética vem se tornando uma das grandes estrelas nesse sentido por se tratar de um exame simples, porém de grande valia por conseguir detalhar o funcionamento do corpo voltado à nutrição e metabolização de vitaminas e gorduras.

Disponibilizado pela DNA Club, marca que faz parte do Grupo DNA – laboratório de análise genética -, o exame nutrigenética busca identificar de forma antecipada propensões genéticas presentes no paciente e a nutrição e metabolização de vitaminas e gorduras. Com isso, ele passa a reconhecer as predisposições para algumas doenças e tem a chance de prevenir o surgimento dos primeiros sintomas.

“Os exames nutrigenéticos possibilitam um cuidado nutricional mais assertivo com os resultados apresentados, já que ele avalia o código genético do paciente e consegue trazer informações para tratamentos específicos, tendo ainda o potencial de prevenir doenças, de acordo com predisposições encontradas no laudo”, explica Euclides Matheucci, co-fundador e diretor científico da empresa de biotecnologia DNA Consult.

Através do teste genético nutricional, é possível identificar fatores relacionados à alimentação importantes, como intolerâncias, alergias e comportamento digestivo, por exemplo. Além disso, o exame consegue verificar o funcionamento de enzimas, absorção de vitaminas e minerais e possíveis doenças crônicas relacionadas à alimentação.

Dessa forma, a lista de doenças que podem ser constatadas e combatidas de forma prévia incluem: dislipidemias, obesidade, diabetes tipo 2, doença celíaca, hipertensão arterial, deficiência de vitaminas e minerais, anemia e doenças autoimune.

“Estudos recentes da revista Plos Medicine apontam que pessoas que adquirem hábitos alimentares saudáveis podem aumentar a expectativa de vida em até 13 anos. Com esse exame em mãos esse processo de reestruturação alimentar se torna ainda mais fácil, já que o indivíduo terá um conhecimento muito mais aprofundado do seu corpo e de como ele recebe esses alimentos”, garante Matheucci, que é professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Como fazer?

Sem a necessidade de uma prescrição médica, o exame de nutrigenética é reconhecidamente um dos mais cômodos, já que é feito através de uma simples coleta da amostra genética através de um swab bucal manuseado pelo próprio paciente, que recebe os produtos necessários para o exame em casa.

Se a realização do exame em si é executada de uma maneira simples, o mesmo pode ser dito sobre a leitura de seus resultados, que pode inclusive ser concluída pelo próprio paciente, apesar desta não ser a forma mais indicada.

“A DNA Consult disponibiliza um glossário bem explicativo, com textos e imagens tão elucidativos que é possível ser analisado pelo próprio examinado. No entanto, é sempre importante ressaltar que somente o profissional nutricionista saberá realmente quais estratégias utilizar na conduta nutricional para que o plano alimentar exerça um papel preventivo no cuidado com a saúde”, alerta Euclides Matheucci.

Com o teste da DNA Club, somado à orientação de um profissional parceiro, é possível construir uma alimentação mais individualizada. Sempre levando em conta suas necessidades, alergias alimentares, hábitos de consumo e objetivos pessoais. Tudo isso sem contar a possibilidade de identificar de maneira prévia doenças e distúrbios alimentares, abrindo espaço para o tratamento dos sintomas antes mesmo deles se apresentarem.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar