Programa prepara mulheres para ingressarem no mercado de TI

A Shift, empresa especializada em Tecnologia da Informação (TI) para medicina diagnóstica e preventiva, está lançando uma iniciativa de impacto social que visa aumentar a participação feminina no segmento de tecnologia. O Start Shet tem o objetivo de preparar gratuitamente mulheres para oportunidades na área de tecnologia e processos seletivos de estágio, inclusive o da Shift.  

Atualmente, as mulheres representam menos de um terço da força de trabalho em TI. Do total de alunos cursando ciência da computação, apenas 13% são mulheres, sendo que 47% acabam desistindo ao longo do curso.

No Brasil, segundo uma pesquisa da Thougworks, as mulheres representam no máximo 20% das equipes de trabalho em tecnologia. Na Shift, este cenário foi transformado. Há cinco anos, a proporção de mulheres na empresa era de 20% para 80% homens. Desde então, foram criados programas e ações para ampliar a discussão sobre a atuação da mulher no setor de tecnologia e, atualmente, esta paridade é de 37% de mulheres para 63% para homens.

“Queremos apoiá-las a ingressarem na área de tecnologia, oferecendo capacitações específicas para potencializar as competências necessárias e exigidas em processos seletivos na área de tecnologia. Afinal, o objetivo do Start She é aumentar o índice de aprovação e a participação feminina não só na Shift, mas em todo mercado”, enfatiza Luciana Bozzi, gerente de DHO. 

No curso, que será 100% on-line e acontece durante todo o mês de junho, as mulheres serão capacitadas e desenvolvidas nos conhecimentos e habilidades requeridas para realização de testes de raciocínio lógico (IRLQ), além de workshops para o desenvolvimento de Soft Skills. Entre os temas previstos estão empoderamento feminino, participação de mulheres no mercado de trabalho e comunicação e autoimagem durante um processo seletivo. O curso terá carga horária de 24 horas, com certificação de conclusão participantes que atingirem o mínimo de 75% de participação.

O Start She disponibiliza ao todo 40 vagas. Podem inscrever-se mulheres, residentes e domiciliadas em território nacional, cursando ensino superior na área de tecnologia (Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Ciências da Computação; Engenharia da Computação; Sistemas de Informação e áreas correlatas), com previsão de conclusão de curso (formação) entre dezembro de 2023 e julho de 2024. 

O processo seletivo será realizado em cinco etapas e as inscrições vão até 15 de maio, podendo ser realizadas no site, onde também estão disponíveis mais informações. 

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar