Pés inchados: Um problema muito comum na terceira idade

O inchaço costuma ser comum nesta fase da vida. Veja as dicas do especialista para aliviar este desconforto

O inchaço é causado por um acúmulo de líquidos nos pés e nas pernas. Sendo ocasional não costuma ser grave, e nem doloroso, mas, se persistir, pode ser um alerta de algum problema de saúde mais sério além de muito desconfortável para quem sofre com essa condição.

Esse problema é muito comum em alguns momentos da vida, como na gestação e principalmente em idosos por causa do desgaste natural do corpo. Com a chegada da terceira idade o idoso geralmente sofre com esse desconforto em situações simples como passar muito tempo sentado, em viagens muito longas e até mesmo em dias muito quentes.

Na terceira idade o acúmulo de líquido nos pés e nas pernas é mais frequente, porque com avanço da idade, as válvulas presentes nas veias das pernas, que ajudam o sangue a circular, vão se tornando mais fracas, dificultando o retorno do sangue para o coração provocando o inchaço nos membros inferiores.

” O inchaço não é algo que você precisa se preocupar a primeira vista. Porém, quando o inchaço e muito grande ou muito frequente, pode ser necessário procurar um profissional para investigar outra causa do inchaço, como problemas circulatórios, ortopédicos e renais”, diz Mateus Martinez, mestre em fisioterapia esportiva pela Queensland University e diretor de fisioterapia da Pés Sem Dor.

Por isso, é importante ter uma boa alimentação e praticar uma atividade física regularmente. Segundo Martinez, exercícios físicos podem ajudar a diminuir o inchaço, mas é essencial que seja praticado sob a orientação de um profissional capacitado.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar