Ser elegante é o novo padrão para estar bem vestido?

Consultora de imagem dá dicas para looks elegantes que valorizam a individualidade de cada mulher

Quando falamos sobre se vestir bem, logo vem à mente de muitas mulheres a elegância. Mas, será que este é o novo padrão de referência sobre o que é se vestir bem?

Hoje, vivemos em desacordo sobre o que é certo ou errado vestir. Visto que a moda hoje é democrática, ao mesmo tempo em que impõe as suas regras e padrões. Ou seja, ou a mulher se joga e usa o que quer ou se encaixa nas regras com o intuito de parecer mais elegante, o que parece ser a coisa certa a se fazer, quando o intuito é estar bem vestida.

Porém, isso é um grande equívoco, é possível estar bem vestida usando roupas básicas ou ainda deliciadas, clássicas, extravagantes. Tudo depende do bom sendo e do bom gosto para escolher as peças e elaborar looks de acordo com a identidade pessoal de cada mulher e adequação ao meio e ambiente em que está inserida.

Mais do que roupa, quando se escuta pessoas falando sobre estar elegante, não é algo que se limite apenas a vestimenta. Mas também características como, ser educada, discreta, recatada. E isso vem desde as antiquadas regras para se vestir, que hoje estão mesmo fora de moda.

O que acontece é que muitas vezes as pessoas confundem elegância com regras de etiqueta ou com ser educado. Regras de etiqueta podem ser adeptas a qualquer mulher, de qualquer estilo, e ser educado é obrigação de todos.

A consultora de estilo Karol Stahr explica que para um estilo elegante, o mais indicado é inserir peças com qualidade e apostar na qualidade de tecidos que conferem um caimento todo especial. “Dessa forma, independentemente do seu estilo, você transmitirá certa elegância, a partir do momento que seu visual transmitir qualidade. Isso porque o estilo elegante tem como base uma mulher exigente, que preza por qualidade, e isso é transmitido através do que ela veste”, revela.

A peça deve transmitir  zelo, limpeza e leveza, qualidades que estão presentes  principalmente em tecidos fluidos, tonalidades neutras claras e poucos detalhes no visual. Então, se seu objetivo é estar com um toque elegante em seu visual, essas são as ferramentas. Agora, sobre ser educada, isso é característica minha, sua e de qualquer pessoa, independente do estilo.

Não adianta você ser super educada e mal vestida, porque continuará deselegante. Assim como é possível uma mulher de estilo elegante estar muito bem vestida, dentro de seu estilo, mas não ser educada. Seguir um padrão elegante de vestimenta não é uma regra, nem a única forma de estar bem vestida. “Você pode estar bem vestida sendo você mesma. Agora, ser educada já era moda anos atrás, é moda hoje e continuará na moda amanhã. Essa “regra” não tem a ver com etiqueta, nem com ser elegante. É uma regra para a vida”, contextualiza.

 

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar