Conheça cinco dicas de cuidados com os cabelos nos dias frios

Com a queda das temperaturas devido a chegada do outono e a proximidade do inverno, a tendência é que os banhos fiquem cada vez mais quentes e demorados, e o uso de fontes de calor, como secador e chapinha, sejam mais recorrentes.

Nesta época do ano, os cuidados com os cabelos devem ser redobrados, pois o contato do couro cabeludo com altas temperaturas podem causar irritação e descamação. Já nos fios, o excesso de calor, abre as cutículas deixando-os mais ressecados e arrepiados, causando o famoso efeito frizz.

Pensando nisso, as experts em cuidados capilares da Sumirê, Mariana Silva e Helen Piafentini, prepararam cinco dicas para cuidar dos cabelos durante os dias frios:

1-      Utilizar pré- xampu: O pré xampu deve ser o primeiro passo na lavagem dos cabelos.

” Pode ser um creme para pentear ou um óleo vegetal. O ideal é que seja aplicado na extensão dos fios, sem necessidade de levar até raiz”, explica Mariana. Esta etapa é importante para criar uma camada protetora nos fios, blindando-os do calor da água e até mesmo do sulfato, muitas vezes presente no xampu. “Esta etapa é indicada em todas as lavagens e pode ser feita até mesmo depois do inverno”, conclui.

2- Não abusar dos banhos quentes: “É uma dica difícil de seguir no inverno, mas é necessário”, explica Helen. As experts da Sumirê indicam que, nos dias de lavar os cabelos, a temperatura da água seja morna e não muito quente. “Isso vale, principalmente para quem tem mais oleosidade e lava os cabelos mais vezes durante a semana. Outra dica é utilizar o xampu adequado para o seu tipo de cabelo, para que haja uma limpeza na medida certa, evitando o excesso de lavagens”.

3- Usar protetor térmico: “No inverno o uso de secador e prancha aumenta, porque as pessoas não deixam os fios secarem naturalmente. Então, é importante ter um cuidado maior com a proteção”, explica Marina. Por isso, as experts da Sumirê indicam o uso do protetor térmico, que é uma etapa específica para o uso de fontes de calor. “É indicado usar todas as vezes que for usar o secador ou a prancha. Segundo a colaboradora Helen, “o ideal é que o protetor térmico seja à base de água e não de óleo”.

4- Esfoliar o couro cabeludo: Com o aumento do contato com a água quente, o couro cabeludo pode sofrer irritações. Como consequência, algumas pessoas podem sentir uma maior oleosidade na raiz dos cabelos. “Usar um xampu esfoliante, que é indicado para todos os tipos de cabelo, ajuda a limpar, além de promover uma melhor a circulação local, sem agredir os fios. Mas, este cuidado requer atenção! Segundo os especialistas, o indicado é esfoliar  uma vez por semana. “O uso em excesso destes produtos podem ter o efeito contrário e irritar ou machucar o couro cabeludo”.

5- Finalizar com reparador de pontas: O reparador de pontas é a última etapa após a lavagem e secagem dos fios. Este tipo de produto ajuda a diminuir a porosidade das pontas, deixando seu aspecto mais saudável e alinhado. “Este item é importante para tirar o famoso frizz dos cabelos, comum para quem usa as fontes de calor. O ideal é aplicar uma ou duas gotinhas na extensão dos cabelos, evitando a raiz”, finaliza Marina.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar