Leilão beneficente vai arrecadar fundos para realização de exames genéticos para Síndrome do X Frágil

Ação é promovida pelo Instituto Buko Kaesemodel e pelo leiloeiro Helcio Kronberg; marcas e artistas como o muralista Eduardo Kobra, a estilista Martha Medeiros e o cantor Daniel apoiam o leilão com doação de itens

Um leilão online beneficente vai arrecadar fundos em prol do Instituto Buko Kaesemodel, responsável pelo “Programa Eu Digo X”, que apoia famílias com portadores do X Frágil, condição hereditária que causa deficiência intelectual de graus variáveis. O evento é organizado pelo Instituto e pelo leiloeiro Helcio Kronberg, que está à frente das vendas. O evento contará com obras de arte de artistas mundialmente renomados, além de outros itens de destaque. O leilão ocorre no dia 14 de maio, a partir das 18h. Qualquer pessoa pode dar seus lances por meio do site. Para participar, basta fazer um pré-cadastro na Kronberg Leilões.

O leilão traz obras e objetos doados por diversos artistas, como as do muralista Eduardo Kobra; das artistas plásticas Maria Fernanda Calderari, Juarez Machado, Sergio Ferro e Tisa Kastrup, além de um violão autografado pelo padrinho do projeto, o cantor Daniel.

Entre outros itens de destaque estão uma bola e camiseta autografadas pelo jogador Neymar, uma camiseta autografada pelos jogadores atuais dos clubes de futebol Athletico Paranaense e Coritiba (Campeão Paranaense 2022), um vestido peça única da coleção da estilista Martha Medeiros, uma joia exclusiva de Renato Wagner, um jantar do Restaurante Barollo, além de doces da Bebê Brigadeiro, consultoria online do personal trainer Fernando Cristopoliski,  kit da L’Occitane au Brésil, vinhos Madeiras Justino´s Colheita e uma diária de casal em suíte presidencial no hotel Grand Mercure Rayon Curitiba e pacote turístico terrestre para Maceió, incluso seguro de viagem da Schultz Turismo.

Síndrome do X Frágil

Toda a arrecadação do leilão será usada para a realização de exames genéticos para detecção da Síndrome do X Frágil, uma condição hereditária que causa deficiência intelectual de graus variáveis e pode ter sinais comportamentais importantes, muitas vezes dentro do Transtorno do Espectro Austista. Para Rafaela Kaesemodel, vice-presidente do Instituto Buko Kaesemodel, a realização de uma ação como essa busca atender mais de 600 famílias que estão na lista de espera do “Programa Eu Digo X”, aguardando para realizar o exame.

“A solidariedade dos artistas, bem como dos empresários, cedendo obras de arte e produtos para a realização desse leilão, nos motiva na continuidade do trabalho que realizamos”, comenta. O Instituto auxilia no diagnóstico da Síndrome do X Frágil em parceria com o laboratório DB.

“Caso a família não possa arcar com o custo, o Instituto Buko Kaesemodel ajuda com a realização do exame. Vale salientar que este exame é realizado pelos planos de saúde, e atualmente o custo pode variar entre R$ 1 mil a R$ 3 mil – conforme a região do país”, explica Rafaela.

Como o objetivo do leilão beneficente é de arrecadar verbas para a realização dos exames, o evento é aberto a todos os tipos de públicos, inclusive aqueles que nunca participaram de um leilão. Por isso, os produtos leiloados serão diversificados.

Artistas e obras

Eduardo Kobra

Artista urbano e muralista internacionalmente conhecido, Eduardo Kobra realiza com perfeição a máxima de colocar cores nas cidades. Seus trabalhos podem ser vistos nos cinco continentes, transformando o artista em sinônimo da arte urbana brasileira no exterior.

Para o leilão beneficente, Kobra doou a serigrafia “Einstein – Genial Andar de Bike” (2015). O mural dessa obra está na Rua Oscar Freire, perto da Bela Cintra, nos Jardins, bairro nobre de São Paulo. O trabalho de 15m x 7 m apresenta o cientista Albert Einstein em uma bicicleta com a mensagem “S2= eu e vc²”, remetendo ao boato de que Einstein concebeu a teoria da relatividade enquanto andava de bicicleta.

Maria Fernanda Calderari

Artista paranaense, Maria Fernanda Calderari herdou do pai, Fernando Calderari, o dom da pintura. Mesmo com estilos bem diferentes, a influência nas obras é inegável. A técnica utilizada por Maria Fernanda é abstrata, mas carrega a mesma temática do pai, com característica própria, dependendo da posição da tela em que o espectador observa. Nas obras ainda existe a versatilidade, que permite que as pessoas se deparem com um abstrato tão somente num primeiro momento, mas logo depois remeta a uma paisagem marinha, marca registrada de Fernando Calderari, falecido em 2021.

A obra doada para o leilão é uma experiência sensorial por conta das texturas e dos detalhes em folhas de ouro.

Tisa Kastrup

Inspirada na Rosácea Paranista de Lange de Morretes, que decora as calçadas curitibanas em Petit Pavé, a artista plástica Tisa Kastrup cria peças únicas em cerâmica, pintadas pedra por pedra. A peça a ser leiloada é um prato em porcelana baixo esmalte, retratando a borboleta – símbolo do “Programa Eu Digo X”, em Petit Pavé.

 

Martha Medeiros

Martha Medeiros é uma estilista apaixonada que fez da renda feita à mão sua matéria primordial. Desenvolveu e lapidou seu processo de criação ao longo dos anos, desde a infância em Alagoas, nos anos 60, quando era incitada pela avó a observar a natureza ao redor como principal fonte de referência e inspiração.

Ao assumir o posto de estilista de sua própria marca, Martha Medeiros acionou também a paixão que sempre teve pela renda à mão – tradicional artesanato brasileiro e, sobretudo, nordestino – fazendo dela sua principal matéria-prima. Foi esse o toque que fez seu sucesso nos negócios da moda se expandir para os grandes centros do país e do mundo.

Para o leilão, foi doado um vestido em renda branco, tamanho 38, composto de renda renascença, que resgata o luxo das tramas feito a mão.  A peça tem em sua renda desenhos assimétricos feitos exclusivamente para a marca por rendeiras do Nordeste do Brasil.

Galeria Simões de Assis

O leilão beneficente também conta com as obras do pintor, escultor, desenhista, caricaturista, ilustrador e cartunista considerado um dos mais brilhantes artistas brasileiros, Juarez Machado com as obras: Château Haut Brion II, 2009 e Château Lafite Rothschild, 2009.

Conta também com as gravuras do pintor, desenhista, arquiteto e professor Sergio Ferro, com as obras: Hiver, 2012 e Nature Morte aux Citrons, 2012. As gravuras foram cedidas pela Galeria de Arte Simões de Assis.

Desde sua abertura em Curitiba, a Simões de Assis possui um olhar para a arte moderna e contemporânea especialmente para a produção latino-americana.

Outros itens leiloados

Vinhos Madeias Justino’s Colheita – Porto a Porto

A Porto a Porto nasceu no final dos anos 90, em Curitiba, época da abertura do mercado brasileiro aos produtos importados, e ingressou no segmento com décadas de experiência. A importadora representa 110 fornecedores internacionais de países como França, Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, Chile, Argentina, Austrália e Nova Zelândia, entre outros.

Além do portfólio de vinhos, cervejas, destilados, sucos e águas, a empresa traz ao Brasil marcas do segmento alimentício, como a italiana Paganini. São mais de mil produtos com excelente relação entre preço e qualidade que tornam a Porto a Porto referência no cenário enogastronômico brasileiro.

Para o Leilão, a empresa doou quatro vinhos Justino’s Madeira Colheita das safras 1996, 1997, 1998 e 1999. Estes vinhos fortificados são obtidos exclusivamente a partir de uvas da casta Tinta Negra cuidadosamente selecionadas. Envelhecem em cascos de carvalho no sistema canteiro por 10 anos, em média. Os vinhos Colheita são elaborados apenas em anos especiais.

As safras que estão no leilão, em lote único, apresentam características únicas. Os vinhos da ilha da Madeira, localizada a quase mil quilómetros de Lisboa, são conhecidos pela longevidade, podendo passar de 100 anos.

Perfumes Fábio Navarro

Fabio Navarro, uma das maiores autoridades em perfumes na América Latina, doou para fragrâncias BJÔ, uma jornada completa em perfumaria. São três fragrâncias, BJÔ Romantic Dream, perfeita para os dias ensolarados, trazendo uma conexão com a natureza. BJÔ Tropical Passion, que combina com sol, energia e alegria e BJÔ Peace Loving, perfeita para os momentos de paz e tranquilidade.

A BJÔ é uma empresa brasileira em que suas fragrâncias são 100% veganas e com níveis de biodegradabilidade acima de 60%. As embalagens foram desenhadas para aproveitar ao máximo cada material e dispensar itens que tenham apenas função estética, priorizando materiais que possam ser reciclados para gerar menos resíduos. A empresa não compactua e não faz testes em animais. Todos os produtos são dermatologicamente testados e aprovados.

Joia exclusiva – Renato Wagner

Já a joia que estará no leilão é assinada por Renato Wagner. Peça exclusiva, o brinco com a borboleta – símbolo do “Programa Eu Digo X”, é de outo branco 18kt (750) com oito brilhantes em forma de navetes. Renato Wagner é arquiteto, designer de joias, portalista e escritor. É um dos mais premiados designers de joias do Brasil, sendo agraciado com a grande medalha de ouro na X Bienal de São Paulo.

Memórias e sensações afetivas – Restaurante Barolo e Bebê Brigadeiro

O Restaurante Barolo sempre apostou no melhor da culinária italiana e brasileira. Tem restaurantes em Curitiba, Londrina, Maringá, São Paulo e em Balneário Camboriú, se tornando referência pelos inúmeros prêmios já recebidos e pelo certificado de excelência da Tripadvisor.  Para esse leilão o restaurante cedeu jantar para duas pessoas com vinho da casa resgatando a memória afetiva das refeições em família.

Já a Bebê Brigadeiro, comandada pela confeiteira Patricia Nascimento, conhecida em Curitiba pela qualidade dos doces e chocolates que produz, traz ao Leilão, complementando o jantar do Barolo, uma caixa de 50 doces gourmet, com sabores Brigadeiro Belga, Creme Brullé e brigadeiro de pistache.

Viagem e Turismo

Com o mercado de turismo se reaquecendo, e as oportunidades de viagens no Brasil são muitas, a Schultz Turismo cedeu para o Leilão Beneficente um Pacote de viagem terrestre de 06 dias para Maceió + seguro viagem para 2 pessoas. A Schultz é uma das mais completas empresas turísticas do Brasil, integrada pela operação da Vital Card (seguro viagem), Schultz Vistos (vistos de turismo, estudos, trabalho e negócios), TZ Seguros (corretora de seguros para empresas de turismo), TZ System (tecnologia) e TZ Viagens (franqueadora de agências de viagens multimarcas) e Schultz Operadora.

Além de sua sede, está localizada em Curitiba, na capital paranaense, a empresa possui filiais e representantes nas principais cidades brasileiras, além de atendimento em Portugal. A Vital Card foi fundada em 2000 e faz parte das empresas Schultz. Foi o primeiro web-seguro do Brasil. Duas vezes eleito o melhor seguro do Brasil, soma mais de 10 milhões de viajantes segurados desde o início de sua operação.

Os interessados em colaborar com o Instituto Buko Kaesemodel também poderão dar lances para aproveitar uma diária na suíte presidencial, com café da manhã para casal, cedido pelo Grand Mercure Rayon Curitiba. O hotel, localizado em Curitiba possui 18 andares, 159 apartamentos. Oferece espaço fitness, sauna, spa e salas de eventos com capacidade para até 200 pessoas. Abriga dois renomados restaurantes: Hai Yo, com gastronomia asiática, e Garbo, de culinária contemporânea brasileira.

Em julho de 2021, o empreendimento passou a ser administrado pela Atrio Hotel Management, sob a bandeira Grand Mercure, se tornando o primeiro hotel upscale de bandeira internacional administrado pela operadora hoteleira no sul do Brasil.

Cuidados pessoais – Personal Trainer Fernando Cristopoliski e L’Occitane

Uma das grandes preocupações do Instituto Buko Kaesemodel é o incentivo à prática da atividade física para todos os portadores da Síndrome do X Frágil, pois o exercício com atividades específicas estimula o autoconhecimento e reconhecimento de suas potencialidades e fragilidades das pessoas. Por isso, o educador físico e personal trainer Fernando Cristopoliski doou para o Leilão sua consultoria online, em que será passado o treino específico para o arrematante, conforme a necessidade e determinação do aluno.

E para completar o bem-estar e as necessidades dos cuidados pessoais, A L’Occitane au Brésil, marca franco-brasileira do Grupo L’Occitane, que em Curitiba tem as empresárias e irmãs Isabel e Belisa Guelmann à frente, cedeu para o Leilão um kit especial Capim-Limão, que traz o frescor verdejante da erva trazendo uma sensação revigorante. O kit é composto por sabonete perfumado, loção hidratante, sabonete líquido, creme para as mãos e Deo Colônia Capim Limão.

Esporte e música

O cantor Daniel, que completa 40 anos de história na música brasileira em 2022, cedeu ao “Programa Eu Digo X” um violão autografado.Já o ícone do esporte brasileiro, o jogador Neymar, quando realizou a campanha voluntária ao Instituto Buko Kaesemodel em 2019, cedeu a camiseta da seleção brasileira autografada e uma bola – a mesma que gravou a campanha, também autografada.

E aos amantes do futebol paranaense, ambos os times Athletico e Coritiba doaram as camisetas oficiais com a seleção de jogadores atuais de 2022, que participaram do Campeonato Paranaense em 2022, no qual o Coxa foi campeão pela 39ª. vez.

Sobre Helcio Kronberg

Leiloeiro público oficial com 22 anos de experiência na área, com sólida formação e experiência nas áreas de gestão e jurídica. Dirigente de instituição de Ensino Superior e docente da  Faculdade Pan-Americana de Administração e Direito. É autor de vários livros, além de jurisconsulto com várias titulações acadêmicas. Desde 2018 faz parte do rol dos leiloeiros mais notáveis do Brasil. Para mais informações basta acessar: https://www.kronbergleiloes.com.br/

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar