Você sabia que homens também têm varizes?

Apesar de muito mais comuns em mulheres, médica explica que as varizes também acometem homens

As varizes são veias doentes que possuem alterações estruturais que dificultam o retorno venoso para o coração, geralmente nos membros inferiores. Os principais sintomas são dores nas pernas, inchaço, sensação de peso, câimbras e queimações.

Devido a questões hormonais e genéticas, as mulheres são mais acometidas pelas varizes, contudo, os homens também podem ser afetados pela doença. As causas de varizes no sexo masculino são diversas, porém, a principal é o fator genético. Fatores como ocupação profissional, sedentarismo e obesidade também podem ser responsáveis pelo acometimento. “A doença nos homens, segue o mesmo padrão da doença nas mulheres e os principais sintomas são inchaço e cansaço nas pernas principalmente no final do dia”, explica a Dra. Amanda Abe, Médica Vascular e Endovascular da HAS Clínica.

O tratamento das varizes no sexo masculino é igual ao tratamento do sexo feminino. Se dá, inicialmente, por meio de medidas comportamentais como perda de peso, alimentação saudável e balanceada, atividade física regular, uso de meias elásticas e  venotônicos (medicamento).

As cirurgias, dependendo do caso, podem ser as convencionais, com a realização das flebectomias e aplicação de espumas densas dentro dos vasos doentes, ou as mais modernas, como o laser transdérmico e endolaser e, são necessárias quando o tratamento conservador não é suficiente ou quando o paciente apresenta um estágio mais avançado da doença, como vasos tortuosos e/ou com a presença de úlceras ativas ou cicatrizadas nas pernas, sinais bastante perceptíveis já no exame físico.

A prevenção é sempre importante, porém, em alguns pacientes pode prevalecer o fator genético e a doença se manifestar mesmo com tais medidas.

“Os homens acabam deixando as varizes de lado por dois motivos: primeiro porque se importam menos com a estética e segundo porque os pelos compridos das pernas as escondem. E, muitas vezes, procuram o médico só quando a doença está mais avançada, o que dificulta o tratamento. Por isso a importância de procurar um médico vascular assim que perceber algum sintoma ou o aparecimento de varizes”, esclarece a Dra. Abe.

A saúde vascular deve ser levada a sério. É de extrema importância a visita periódica ao cirurgião vascular, tanto para o tratamento das varizes, quanto para o diagnóstico de inúmeras outras doenças vasculares que podem ser tratadas precocemente, como a aterosclerose, os aneurismas de aorta, os pés diabéticos e muitas outras.

 

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar