Adesão à biofilia faz as vendas de flores e plantas crescerem no Brasil

Setor movimentou R$ 10,9 bilhões em 2021, com crescimento 15% maior do que 2020

Biofilia é o amor (philia) à vida (bio) ou de forma simples pode ser descrita como a conexão das pessoas com a natureza. Para quem nunca ouviu falar, o termo foi popularizado pelo ecólogo americano Edward O. Wilson no livro “Biofilia”, publicado em 1984, mas também já havia sido utilizado pelo psicanalista alemão Erich Fromm, para descrever a orientação psicológica de atração por tudo que é vivo e vital.

A arquitetura, a decoração e até o urbanismo, cada vez mais cientes dos benefícios do verde, têm aderido a essa tendência, tornando casas, escritórios, empreendimentos e até mesmo cidades urbanas, em espaço mais leves e agradáveis.

O mercado de “Home & Garden” vem refletindo o quanto essa tendência tem conquistado espaço. De acordo com dados levantados pela Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura, nos últimos 10 anos, a jardinagem e o paisagismo têm mantido um crescimento médio entre 8% e 10%. Em 2021, o crescimento chegou a 15%.

O Brasil conta atualmente com cerca de 8 mil produtores de flores e plantas, que entre espécies e suas variedades cultivam mais de 17,5 mil opções e são responsáveis por cerca de 209 mil empregos diretos e 800 mil indiretos.

Só em 2021, o setor de plantas ornamentais movimentou R$10,9 bilhões, com destaque para o segmento de decoração, responsável por 30% do faturamento, seguido o de paisagismo (20%) e floricultura (17%)

Há 23 anos atuando no cuidado com as plantas e atualmente sendo uma das líderes de mercado, a Forth Jardim também sentiu este movimento do setor tendo um fechamento expressivo nos últimos dois anos. Em 2020 a empresa aumentou 50% do seu faturamento e em 2021 mais 24% em relação ao ano anterior. E as expectativas continuam mantendo-se positivas, com a Forth inclusive iniciando 2022 investindo na reforma da sua fábrica, para conseguir ampliar sua produção.

“Observamos uma tendência muito forte nos últimos anos por mais conexão com a natureza e com o que é vivo. E, claro, isso impactou diretamente o nosso mercado. Acredito que a biofilia veio para ficar e deve continuar crescendo e ganhando mais adeptos”, avalia Isadora Reis, gerente de Inteligência de Mercado da Forth Jardim.

Casas para acolher emoções

O mais recente relatório de tendências do app Pinterest apontou que a decoração nunca foi tão emotiva e reforça a biofilia como novo caminho de decoração de ambientes, integrando o interior e o exterior com soluções como jardins verticais, teto floral, espaços verdes, criando ambientes de bem-estar. Os criadores de conteúdo apontam que o amor pelas plantas, mais do que um hobby, se tornou um estilo de vida. O relatório destacou ainda termos de pesquisa na plataforma que estão virando tendência: arquitetura biofilíaca (+150%), jardim escada (+ 175%), teto floral (mais de 3X), entre outros.

Mais do que criar um espaço cheio de vida, cultivá-lo e mantê-lo é ainda mais importante para que os benefícios sejam duradouros. Saber o cuidado necessário com cada uma das plantas, se uma flor precisa de mais ou menos luz e água, ou que tipo de vitamina cada espécie necessita, é o grande segredo. Por outro lado, isso não significa necessariamente que ser um “biofilista” é algo complexo e trabalhoso e que é preciso ser um especialista para saber cuidar de suas plantas, é o que reforça a gerente da Forth Jardim.

“Com o tempo passando cada vez mais rápido e as agendas das pessoas quase sempre cheias, entendemos que aderir à biofilia tem que ser algo prazeroso. Se passar a ser mais uma obrigação para quem a cultiva, pode acabar perdendo o sentido. Por isso, procuramos sempre entregar formulações de alta qualidade em formatos de produto assertivos e de fácil entendimento”.

Isadora ainda completa que a proposta da Forth Jardim vai além de vender os produtos, a empresa busca oferecer aos consumidores um atendimento o mais completo possível.

“Nosso objetivo é fazer com que mais e mais pessoas se apaixonem por cuidar de plantas, espalhando esse bem-estar tão especial. Por isso, temos todo um trabalho de educação em nossas redes sociais e plataformas como a Academia Forth Jardim, com cursos online gratuitos para cada espécie, que são passadas pelos nossos agrônomos”.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar