Como se manter atualizado na carreira depois dos 50? 

Confira dicas que para ajudar nesse processo

A mudança de cargo ou até mesmo de carreira pode ocorrer em todas as idades. Para se ter uma ideia, em uma pesquisa realizada pela plataforma americana RetirementJobs.com, há dez anos, 96% dos entrevistados concordavam que era determinante em um cargo apenas a idade e não a condição física do profissional.

Porém, essa realidade é diferente nos dias de hoje. O mercado de trabalho está sempre em constante mudança e requer que os profissionais criem soft skills, ou seja, as habilidades não técnicas como autogestão, por exemplo. “A idade não pode ser um problema na hora da contratação, visto que os profissionais mais velhos também podem agregar com suas experência, mas é importante deixar claro que todos precisam encontrar formas de se atualizarem, hoje com a internet é fácil de encontrar recursos”, comenta Mara Leme Martins, PhD e CP do BNI Brasil – Business Network International.

A especialista ainda explica que alguns dos colegas mais jovens podem ocupar cargos melhores e é provável que esses profissionais adotem uma abordagem híbrida para suas redes de trabalho, mesmo após a pandemia. “À medida que a abordagem híbrida acontece, as pessoas que estão mais tempo no mercado precisam de alguma forma se atualizar, apostando em mais networking de negócios ocorrendo por meio de algum tipo de formato de realidade mista, que globaliza o mercado”, complementa a especialista.

Abaixo, Mara lista 6 dicas para se manter atualizado na carreira depois dos 50. Confira:

1- Mantenha-se atento às novidades: “A pandemia mudou a forma em que fazemos negócios e deixou ainda mais claro que, para quem quer seguir adiante e se dar bem na carreira, é importante entender a melhor forma de criar conexões com as pessoas. Tudo isso é possível por meio de sites que te ajudam a descobrir vagas e até mesmo as pessoas que já trabalham naquele meio. Utilizar o Linkedin é uma boa para esse momento de se manter informado e investir em um networking online”, afirma Mara Leme.

2- Cuide da sua saúde: “Quem pensa que cuidar da saúde não parece ser uma maneira de se manter atualizado, engana-se, já que isso potencializa ainda mais a vitalidade na hora de realizar a mudança efetiva de cargo ou carreira. Uma pessoa que se mostra saudável gera uma aparência mais revigorada em todos os aspectos.”, comenta Mara Leme.

3- Aposte no networking: “É importante falar com as pessoas e pensar em maneiras criativas de construir o seu negócio. Dedique tempo aos relacionamentos que você já tem. Estenda a mão e pergunte se os outros estão bem, se há algo que você pode fazer para ajudá-los. A correria do dia a dia nos faz pensar que nunca há tempo para fazer networkings, mas na realidade sempre há, às vezes em um cafezinho ou até na conversa do elevador. Nunca é tarde demais para começar a construir sua rede, uma pessoa de cada vez”, aconselha Leme.

4- Faça cursos de atualização: “Os cursos livres, além de ampliar as horas dedicadas à sua carreira, é uma maneira de se atualizar de maneira rápida e econômica sobre o assunto e as novas perspectivas, por meio do uso da tecnologia que ajuda sobre o avanço daquele assunto”, comenta Mara.

5- Entender sobre a filosofia “Givers Gain“: “Se eu lhe ajudar indicando negócios, você vai se interessar em me ajudar também”. É a Lei da Reciprocidade em ação sobre o mundo dos negócios. Por meio dessa filosofia, o progresso na carreira depois dos 50 anos pode acontecer rapidamente.”, aconselha Leme.

6- Utilize a sua idade ao seu favor: “Em um mercado de trabalho super atualizado, oferecer funções diferenciadas aprendidas ao longo dos anos por meio da vivência, valoriza mais ainda. Apesar das pessoas mais novas serem mais ágeis em muitos casos, podem desenvolver ansiedade severa que a internet proporciona. Ter profissionais com mais de 50 anos se torna um diferencial, quando há presença de atualizações tanto sobre questões políticas, sexuais como profissionais”, finaliza Mara Leme Martins é PhD VP BNI Brasil – Business Network International.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar