Curiosidades sobre a Lipoaspiração

A lipoaspiração foi descrita pelo cirurgião francês Yves Gerard Illouz, em 1977,que desenvolveu métodos mais seguros de lipoaspiração com o objetivo de tratar as lipodistrofias (é uma redistribuição anormal da gordura corporal. É caracterizada pelo acúmulo (lipohipertrofia), perda (lipodistrofia) de gordura ou a forma mista). A lipoaspiração foi integrada ao arsenal terapêutico do cirurgião plástico por meio de estudos e prática cirúrgica. Trabalhos científicos certificaram as indicações, limitações e complicações desta técnica, tornando-a segura para uso.

 

Atualmente a lipoaspiração é a segunda cirurgia plástica mais realizada no Brasil. Segue atrás somente da aplicação de prótese mamária.

 

A lipoaspiração é uma cirurgia plástica indicada para retirar o excesso de gordura localizada numa determinada área do corpo como barriga, coxas, flancos (região lateral do quadril), papada, costas ou braços, por exemplo, ajudando a melhorar o contorno do corpo.

 

O cirurgião plástico da Clinica Sabath, Dr. Hugo Sabath explica que ao ter alta do hospital, você terá um inchaço corporal significativo. Apesar de já ser possível verificar melhor contorno do corpo após algumas semanas, o inchaço desaparecerá completamente dentro de alguns meses.

 

“É importante esclarecer algumas questões básicas para se obter um procedimento o mais seguro possível, e com um resultado satisfatório. Em primeiro lugar devemos lembrar que a lipoaspiração é um procedimento cirúrgico como outro qualquer, portanto devendo ser realizado por profissional qualificado e capacitado, em ambiente adequado, e com o paciente devidamente investigado quanto às suas condições de saúde.” ressalta Hugo Sabath.

 

Diferença entre lipoaspiração e lipoescultura.

A lipoaspiração é uma das técnicas utilizadas na lipoescultura. Nos procedimentos de lipoaspiração a gordura é retirada de uma determinada região e descartada. Na lipoescultura a substância retirada é purificada e usada como enxerto para aumentar ou modelar outra parte do corpo, como glúteos, face, depressões na pele e até mesmo mamas. Boa parte desta gordura pode ser reabsorvida durante os meses seguintes.

 

De acordo com o cirurgião plástico Hugo Sabath, a lipoaspiração não deve ser indicada em locais onde já existe pele flácida, por exemplo na região inferior do abdome, neste caso a melhor indicação possivelmente será a remoção desta pele com a abdominoplastia, com associação ou não da lipoaspiração na região da cintura para a melhora do contorno da região.

 

É necessário fazer drenagem?

Não somente necessário como de extrema importância realizar drenagens no pré e pós operatório. É obrigatório e imprescindível nos procedimentos de lipoaspiração e lipoescultura, no pré operatório para quebrar as moléculas de gordura e no pós para a prevenção de fibroses que podem impactar no resultado obtido e, consequentemente, no bem-estar da paciente. As fibroses são cicatrizes internas na região na qual foi realizada a lipoaspiração e são uma consequência natural da cirurgia.

 

Lipoaspiração não emagrece.

Outros fundamentos devem ser lembrados, como a lipoaspiração não é uma cirurgia para emagrecimento, e sim para a melhora do contorno corporal, a quantidade de gordura a ser removida é proporcional ao peso do paciente. A anestesia local normalmente só é possível para pequenas regiões, para a remoção de maiores quantidades é indicado a anestesia peridural (tipo de anestesia que bloqueia a dor de apenas uma região do corpo, geralmente da cintura para baixo que inclui abdômen, costas e pernas, mas a pessoa ainda pode sentir o toque e a pressão) ou geral. A recuperação com o retorno às atividades normais dependerá da quantidade de gordura removida, mas de forma geral o retorno ocorre após poucos dias da cirurgia, com limitação apenas às atividades físicas mais intensas, ginástica, etc.

 

Hugo Sabath alerta que o procedimento não é indicado para obesos. A lipo serve para modelar o corpo, retirando gordura localizada, não para emagrecer. Se o paciente faz com essa intenção, a tendência é que a gordura retorne.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar