De fantasia de bruxa à fogueira: Confira os países que celebram a Páscoa diferente do Brasil

Árvore de Páscoa, caça aos ovos, bolinho de feijão e até ler histórias sobre crimes são tradições típicas dessa época do ano e você pode se inspirar nelas para tornar seu almoço de Páscoa muito mais interessante

A data comemorativa pode até ser a mesma, mas a verdade é que cada país tem suas próprias tradições quando o assunto é a Páscoa e a Semana Santa.

E acredite: essas tradições podem ser bem diferentes do que os brasileiros estão acostumados a ver por aqui.

Apesar disso, você ainda pode se inspirar na diversidade de outras culturas para preparar um almoço de Páscoa bem diferente e muito mais divertido para seus convidados.

Entenda como fazer isso nos próximos tópicos.

Como os outros países celebram a Páscoa?

Descubra abaixo como os outros países celebram a Páscoa de um jeito bem diferente dos brasileiros.

Árvore de ovos e fogueiras na Alemanha

Fonte: Freepik

A comemoração da Páscoa na Alemanha é marcada por muitas tradições que lembram os festejos natalinos.

Para começar, os alemães gostam de fazer uma decoração específica para a Páscoa, com coelhinhos e ovos decorados.

O chocolate também faz parte da comemoração e pode ser encontrado em formatos temáticos.

E da mesma forma que ocorre no Natal, os alemães possuem a tradição de montar feiras muito charmosas para o comércio de produtos típicos da Páscoa.

Mas o que chama atenção mesmo é a “Osterbaum”, termo alemão utilizado para se referir às árvores de Páscoa, que podem ser vistas até mesmo em parques e jardins.

Essas árvores são decoradas com cascas de ovos pintadas a mão, trabalho que as crianças adoram fazer.

Para completar, os alemães também têm o costume de acender fogueiras em frente às igrejas durante a realização de missas.

Brincadeiras na Holanda

Assim como os alemães, os holandeses também seguem a tradição de decorar a casa nessa época do ano. Essa decoração é feita com o chamado “paastakken”, termo holandês utilizado para se referir aos galhos da Páscoa.

Existem várias opções de galhos que podem ser utilizados para preparar a casa para a Páscoa, incluindo os galhos secos.

Para completar a decoração, os holandeses costumam decorar os galhos com enfeites de papel, madeira ou cerâmica com formatos temáticos, como ovos, coelhos e flores.

A Holanda também segue a tradição do “Eitje-Tik”, uma brincadeira muito tradicional que acontece nessa época do ano.

Ela é bem simples: duas pessoas pegam ovos cozidos e começam a bater um no outro. Aquele que quebra o ovo primeiro é eliminado. Logo, o outro é considerado vencedor.

Sinos voadores na França

Você sabia que a maior parte da França não comemora o feriado da Sexta-feira Santa?

Em compensação, eles consideram feriado a chamada Segunda-feira de Páscoa (Lundi de Pâques), que ocorre na semana seguinte ao Domingo de Páscoa.

Além dessa diferença no calendário, a Páscoa da França é marcada pela lenda dos sinos voadores.

Nessa época do ano, entre quinta e o Domingo de Páscoa, os sinos das Igrejas não tocam em respeito à morte de Jesus.

Por conta disso, surgiu a lenda de que os sinos ganham vida e viajam para Roma durante a Páscoa, onde são abençoados pelo Papa.

Durante a viagem de volta, esses sinos voadores atravessam a França e deixam cair diferentes presentes pelo caminho.

E é dessa forma que as crianças recebem ovos, galinhas, peixes e coelhos de chocolate na Páscoa.

Falando em chocolate, os chocolatiers franceses também trabalham muito nessa época do ano e usam a criatividade para criar receitas e doces específicos para a Páscoa.

Lembrando que essas tradições não são seguidas pelos países que pertencem à República Francesa, como Guadalupe e Guiana Francesa.

Procissões na Espanha

Fonte: Medium

A Páscoa é uma data muito comemorada e respeitada na Espanha. O feriado da Semana Santa espanhola começa na quinta-feira, mas muitos espanhóis emendam as datas e seguem um feriado prolongado.

Nesse período, diferentes procissões são realizadas em todo o país.

Os grupos que participam das procissões são chamados de penitentes ou nazarenos e carregam santos e imagens cristãs enfeitadas durante quilômetros.

Ao longo do percurso, eles são acompanhados por homens encapuzados que carregam velas acesas, criando uma atmosfera solene de celebração.

Caça aos ovos na Inglaterra

Para os ingleses, o feriado da Semana Santa começa na Sexta-feira Santa e só termina na Segunda-feira da Páscoa.

Outra diferença em relação ao Brasil, é que os ingleses não deixam de comer carne vermelha nesse período.

Por isso, pratos que incluem esse tipo de carne na receita continuam sendo comuns nessa época do ano.

Mas o que realmente chama a atenção na terra da Rainha são as populares “Easter Egg Hunts”, também chamadas de caça aos ovos de Páscoa.

A brincadeira se tornou uma tradição dessa época do ano e pode ser organizada pelas próprias famílias e até por prefeituras.

Uma das caças aos ovos mais conhecidas acontece no Highclere Castle, construção histórica que serviu como set de filmagem para a série Downton Abbey.

Lembrando que além da Inglaterra, a Irlanda do Norte e o País de Gales também seguem essa tradição. Do outro lado do oceano, a brincadeira  é realizada em muitos locais dos Estados Unidos e do Canadá.

Churrasco na Argentina

A Páscoa Argentina é muito parecida com as comemorações do Brasil. Os hermanos também gostam de comprar ovos de chocolates, que ainda podem ser utilizados para presentear pessoas queridas.

As cidades do país também são decoradas para essa ocasião. Em Bariloche, por exemplo, a Páscoa faz parte do calendário festivo da cidade.

Por isso, é comum encontrar ovos gigantes nas ruas, casa do coelho e decorações com chocolate.

E como os argentinos também gostam muito de doces e tem tradição na produção de chocolates e outras guloseimas, o comércio fica aquecido nessa época.

Porém, ao contrário dos católicos brasileiros, os religiosos argentinos não abrem mão de um “asado” durante as celebrações da Páscoa.

Por isso, após a missa de domingo, eles costumam preparar um tradicional “asado argentino”, que é uma espécie de churrasco típico do país, para celebrar a data.

Sem Coelhinho da Páscoa na Austrália

Fonte: Queensland

Você consegue imaginar a Páscoa sem os tradicionais coelhinhos? Então saiba que esse animal não é lembrado na Páscoa australiana.

Isso ocorre porque os coelhos são considerados pragas na Austrália e na Nova Zelândia. Nesses locais, existe uma superpopulação de coelhos, que não são animais nativos e foram introduzidos na Oceania pelos europeus.

Como não possuem predadores, os coelhos representam uma verdadeira ameaça para o ecossistema e a agricultura regional.

Por isso, os australianos trocaram o coelho da Páscoa pelo Bilby, um pequeno marsupial com uma aparência muito fofa e que pertence à mesma família dos cangurus.

Diversas marcas produzem “bilbies de chocolate” nessa época do ano.

Muitas empresas chegam a converter o dinheiro arrecadado com a venda das “guloseimas de Bilby” em doações para a preservação da espécie, que corre risco de extinção.

Bruxas nos países nórdicos

Nos países nórdicos, as comemorações da Semana Santa são repletas de tradições bem diferentes e muito mais sombrias do que você viu até aqui.

Na Finlândia, por exemplo, as crianças se fantasiam de bruxas. Já na Suécia, além das fantasias, as crianças deixam bilhetes decorados nas portas das casas da vizinhança, apenas para pedir doces ou dinheiro.

Na Noruega, as famílias aproveitam a Páscoa para ler ou assistir histórias sobre crimes, também chamadas de “Påskekrims”.

Bolinho de feijão no Japão

Embora a maioria da população do Japão seja adepta do budismo ou xintoísmo, a Páscoa tem ganhado espaço no país.

A celebração coincide com a chegada da primavera, sendo que os elementos tradicionais da “Fukkatsusai”, termo que se refere à Páscoa em japonês, recebem o toque de ingredientes típicos do país.

Os ovos de chocolate, por exemplo, ganham um toque de matchá ou são inspirados nas cerejeiras.

Na província de Fukuoka, os japoneses preparam uma receita tradicional nessa época do ano: o Meika Hiyoko. Se trata de um bolinho com formato de pintinho e recheio de feijão.

E a Páscoa no Brasil?

Fonte: O Tempo

O Brasil também é repleto de tradições que são seguidas durante a Páscoa. Essas tradições vão desde questões religiosas até as refeições em famílias.

Para te lembrar como o brasileiro também sabe celebrar a Semana Santa, criamos uma lista com costumes típicos dessa época do ano:

  • Procissão do Fogaréu: realizada na cidade de Goiás, a procissão consiste num ritual que revive a paixão e morte de Cristo. Cerca de 20 mil pessoas participam do evento todos os anos;

  • Representações da Paixão de Cristo: além da Procissão do Fogaréu, diversas cidades e igrejas espalhadas pelo país encenam a paixão, morte e ressurreição de Cristo nessa época. A mais famosa delas é realizada na cidade de Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco, que chega a receber 10 mil pessoas por noite do evento;

  • Malhação de Judas: tradição realizada por muitas famílias durante o Sábado de Aleluia. Ela consiste em bater e atear fogo num boneco forrado de serragem. O boneco representa Judas Iscariotes, o discípulo que planejou a prisão de Cristo em troca de 30 moedas de prata. O objetivo do ato é “punir” Judas por causa dessa traição;

  • Tapetes de flores: os moradores da cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, enfeitam as ruas com desenhos temáticos feitos com serragem e flores, entre outros materiais. Os tapetes têm cerca de 3 km de extensão e são montados nas ruas pelas quais passa a procissão que ocorre nessa época do ano;

  • Ovos de chocolate para todos os gostos: embora também seja comercializado em outros países, nenhum deles possui uma diversidade e um consumo tão grande de ovos de chocolate;

  • Almoço em família: o Domingo de Páscoa dos brasileiros é marcado por reuniões em família e pratos elaborados com diferentes tipos de peixe, principalmente de bacalhau.

5 dicas para transformar seu almoço de Páscoa!

Fonte: Tok em Casa

Ficou inspirado com todas essas tradições? Então saiba que é possível utilizá-las para incrementar seu almoço de Páscoa!

Siga as dicas abaixo para deixar seu domingo muito mais animado:

1- Invista na decoração

Que tal se inspirar nas tradições de outros países e montar a sua decoração de Páscoa? Essa decoração ajuda sua família e seus convidados a entrarem no clima de celebração.

Se você não quiser gastar muito com isso, pode utilizar algumas louças decoradas para montar uma mesa especial no almoço de domingo.

Além da cerâmica, escolha copos e taças mais refinados ou temáticos.

Depois, complete a decoração com elementos que lembram a Páscoa, como ovos decorados, coelhos de pelúcias e velas, entre outros itens.

2- Crie um menu especial

Toda comemoração merece um cardápio especial e na Páscoa essa “regra” continua sendo válida.

Caso você tenha algum prato tradicional de família para essa época do ano, então é importante adicioná-lo ao cardápio.

Porém, se você está em busca de algo diferente ou não tem nenhuma receita especial para essa data, pode seguir as seguintes sugestões:

  • Entradas: salpicão de frango, salada de grão de bico, torrada com patê de atum, casquinha de siri, bolinho de bacalhau, entre outras opções;

  • Prato principal: filé de tilápia assado com legumes, bacalhau ao forno, bacalhau com nata, salada de bacalhau, lasanha de frango, lasanha de berinjela, entre outras opções;

  • Sobremesa: além dos tradicionais ovos de chocolate, você pode complementar as opções de sobremesa com ovo de Páscoa de travessa, pavê de prestígio, bolo de brigadeiro, pudim, entre outros.

3- Escolha as bebidas certas

Assim como nas festas de fim de ano, na Páscoa são os vinhos que assumem o protagonismo entre as bebidas da mesa.

O desafio é conseguir harmonizar o vinho com os pratos que serão servidos. Para acompanhar pratos com tilápia ou bacalhau, por exemplo, o ideal é escolher um vinho branco fresco.

E se você quer encontrar uma bebida para acompanhar o ovo de chocolate, então invista num bom vinho do Porto.

Você também pode criar drinks mais elaborados para animar os convidados, como a tradicional sangria, além de coquetéis e batidas.

4- Aposte nas brincadeiras

Quem tem criança em casa pode investir em brincadeiras lúdicas para mantê-las entretidas e aproveitarem aquele clima de Páscoa que encanta os pequenos.

Nesse caso, planejar uma caça aos ovos cheia de desafios vai deixar os pequenos animados. Jogos de tabuleiro e até baralho também podem ser utilizados para entreter crianças e adultos.

Para deixá-los ainda mais envolvidos, vale a pena deixar alguns petiscos e bebidas à disposição.

5- Coloque todo mundo para participar

Assim como o Natal, o almoço de Páscoa é um momento de celebração e encontro com familiares e amigos.

Por isso, aproveite essa data para fortalecer os laços e se aproximar das pessoas que ama.

E uma das formas de fazer isso é incluir essas pessoas nos planos e preparativos da comemoração da Páscoa.

Enquanto alguns ficam responsáveis pela decoração, outros se encarregam do preparo das refeições e os mais criativos da caça aos ovos, por exemplo.

Seguindo essas dicas, seu almoço de Páscoa será muito mais divertido!

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar