5 passos para emagrecer de forma natural e saudável

A nutrição é o principal fator de interação com o metabolismo. O que você ingere é o que seu corpo usa para criar e manter a estrutura dos órgãos e transforma em energia para processos celulares, químicos e fisiológicos do organismo.

Mas por onde começar a transformar a nutrição a fim de obter um metabolismo eficiente? A Puravida,  empresa pioneira no Brasil na área de alimentação e suplementação saudável, traz cinco dicas para ajudar quem precisa conquistar uma composição corporal saudável.

Afinal, a falta de saúde metabólica costuma ser acompanhada por altos níveis de gordura corporal, que configuram muito além de uma questão estética. Os riscos de complicações de saúde aumentam com um metabolismo deficiente e diversos aspectos da vida podem ser prejudicados. O desempenho cognitivo declina, assim como a disposição, o humor, a capacidade de se proteger de vírus e patógenos e do organismo se recuperar de eventuais infecções.

  • Aumente a ingestão de proteína

Essa classe nutricional tem densidade nutritiva e efeito térmico, o que facilita a sinalização e saciedade. O consumo de proteínas naturalmente implica na ingestão de menos calorias e maior gasto calórico.

  • Consuma mais fibras

As fibras, presentes nos vegetais, fornecem volume às refeições, aumentam a sensação de saciedade e alimentam bactérias benéficas do intestino. Inclua mais folhas, legumes e frutas no seu  dia a dia.

  •  Escolha gorduras saudáveis

Gorduras são fontes concentradas de calorias e devem ser consumidas com moderação por quem quer perder gordura corporal. Alimentos como abacate, açaí, coco, castanhas, nozes e peixes oleosos são ótimas fontes de boas gorduras. Substitua gorduras vegetais hidrogenadas e óleos ultraprocessados por azeite de oliva, manteiga e ghee.

  • Atente-se aos nutrientes vitais

A deficiência de ômega 3, por exemplo, pode trazer consequências ruins para o metabolismo. A ingestão insuficiente de minerais como magnésio e cromo desregula os mecanismos relacionados à glicose sanguínea e ao apetite.

  • Beba mais água

Quando estamos pouco hidratados, sede e fome se confundem. O hipotálamo é o responsável pelo envio das duas sensações, então a falta de hidratação envia uma mensagem que soa como necessidade de comida, mas pode ser falta de água. Para manter a boa hidratação – são recomendados 35 ml por quilo corporal.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar