Veganos e vegetarianos precisam suplementar a alimentação com vitamina B12

A deficiência da B12 possui impacto direto no funcionamento do organismo e pode causar anemia, caracterizada por fraqueza, desânimo, respiração curta e fadiga

Pessoas vegetarianas e, especialmente, veganas correm um risco maior de ter deficiência de vitamina B12, já que esse nutriente é encontrado exclusivamente em produtos de origem animal do qual esse público não se alimenta. Médicos e nutricionistas recomendam a suplementação para todos aqueles que não incluem na alimentação laticínios, carnes, peixes, frutos do mar, ovos e outras proteínas animais.

A deficiência de qualquer nutriente possui impacto direto no funcionamento do organismo, mas as consequências de uma deficiência prolongada da vitamina B12 são especialmente sérias. Como ela participa da formação dos glóbulos vermelhos, sua carência está associada à anemia, caracterizada por fraqueza, desânimo, respiração curta e fadiga.

Por ser necessária também para a integridade das células do sistema nervoso, sua falta leva a sintomas como dificuldade de se concentrar, humor depressivo, confusão mental e problemas de memória. Um estudo do Departamento de Psiquiatria do Christian Medical College, em Tamil Nadu, na Índia, apontou que a deficiência avançada pode até mesmo causar paranoia e delírios.

Para evitar problemas como anemia marcada pela deficiência de vitamina B12, fraqueza, falta de ar, problemas de memória e concentração, é muito importante garantir o devido consumo de vitamina B12. No caso do público vegano, muitas vezes, os nutricionistas recomendam suplementos vitamínicos que devem ser tomados uma vez por dia, durante a refeição principal. Caso a pessoa siga uma dieta restrita, a sugestão é consultar um profissional para saber a melhor forma de suplementar essa vitamina e, assim, garantir o bom funcionamento do organismo.

Conheça cinco razões para manter bons níveis de vitamina B12 no corpo:

  •  Auxilia na formação de células vermelhas do sangue 

A vitamina B12 desempenha um papel vital na produção de glóbulos vermelhos. Baixos níveis de vitamina B12 causam uma redução na formação dessas células e impedem que elas se desenvolvam adequadamente.

Os glóbulos vermelhos saudáveis são pequenos e redondos, mas aqueles que experienciam deficiência de vitamina B12 os têm maiores e tipicamente ovais. Devido a essa forma maior e irregular, os glóbulos vermelhos não conseguem se mover da medula óssea para a corrente sanguínea a uma taxa adequada, causando anemia megaloblástica.

Quando você está anêmico, seu corpo não tem glóbulos vermelhos suficientes para transportar oxigênio para seus órgãos vitais. Isso pode causar sintomas como fadiga e fraqueza.

  • Auxilia no funcionamento do sistema imune 

As células e os componentes dos sistemas de defesa do corpo também dependem de um bom aporte de oxigênio, que é transportado pelos glóbulos vermelhos.

  • Diminui os níveis de homocisteína 

Uma pesquisa do Instituto de Química Clínica e Clínica de Nefrologia, do Hospital Universitário de Magdeburg, Alemanha, indica que a vitamina B12 é importante para diminuir os níveis de homocisteína no sangue, uma molécula indicadora de inflamação e de risco cardiovascular.

  •  Auxilia no metabolismo energético 

Um dos sinais mais comuns de uma deficiência de vitamina B12 é uma persistente falta de energia.

Isso se deve à função da B12 na formação de hemoglobina dentro dos glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo, incluindo órgãos, músculos e cérebro. Sem vitamina B12 suficiente, a produção de hemoglobina diminui e todos os sistemas ficam prejudicados.

Mas a B12 também contribui para que os alimentos possam ser absorvidos e utilizados pelas células, desempenhando um papel vital no metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos. É utilizada como cofator de enzimas que trabalham nesses mecanismos.

  •  Auxilia no processo de divisão celular 

A produção de DNA e de células é primordial para a formação e manutenção dos órgãos e processos fisiológicos. A vitamina B12 atua para que esses mecanismos ocorram de maneira regular e saudável.

Essa é uma das razões pelas quais a B12 é tão importante durante a gestação. Diversos estudos — inclusive um feito pelo Centro de Saúde Infantil, da Universidade de Tecnologia e da Faculdade de Saúde e Ciências Ambientais, ambas de Auckland, na Nova Zelândia — apontam que sua deficiência aumenta os riscos de má formação e problemas de desenvolvimento do bebê.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar