Inadimplência no varejo de moda se mantém estável e sobe apenas 0,49% em fevereiro

Índice Meu Crediário aponta que 8,16% das parcelas do 'buy now pay later', popularmente conhecido como crediário, estavam atrasadas em até 90 dias no encerramento do mês, enquanto o indicador era de 8,12% em janeiro

A inadimplência do crediário no varejo de moda em fevereiro de 2022 registrou uma alta de apenas 0,49% em relação ao mês de janeiro. O levantamento revela que 8,16% das parcelas do crediário estavam atrasadas entre 61 e 90 dias no encerramento de fevereiro, enquanto o indicador era de 8,12% no mês anterior. Os dados em questão são do Índice Meu Crediário, pesquisa mensal que mede os níveis de inadimplência em cerca de 200 redes varejistas do país.

Realizado pelo Meu Crediário – fintech especializada no setor – o levantamento possui um nível de confiança de 95%. Vale ressaltar ainda que o índice de inadimplência de fevereiro de 2022 refere-se às compras realizadas pelos consumidores em novembro de 2021 e que estão atrasadas entre 61 e 90 dias. Após esse período, o cliente já é considerado inadimplente pelos órgãos de proteção de crédito.

Além da comparação mensal, o Índice Meu Crediário aferiu um avanço de 36,93% na inadimplência no mês passado em relação a fevereiro de 2021, uma vez que naquele período 5,15% dos carnês estavam atrasados. Segundo Jeison Schneider, CEO do Meu Crediário, a elevação anual do índice de inadimplência é explicada principalmente pelo aumento do ticket médio e a pressão inflacionária enfrentada pelo país, a partir de 2021. “Também há a participação de mais clientes novos na carteira das lojas. Esses consumidores novos costumam ter uma inadimplência maior que os clientes tradicionais, o que contribui para o aumento da média geral. Apesar disso, vale salientar que o crescimento desta taxa comparativa anual se mantém estável na casa dos 30% desde julho de 2021”, analisa.

Proprietário de um sistema de gestão especializado no crediário próprio multicanal e pioneiro na modalidade ‘buy now pay later’ no Brasil, o Meu Crediário idealizou o levantamento com intuito de trazer um panorama completo sobre o desempenho da modalidade no varejo de moda brasileiro. Dentro do setor, o crediário hoje representa em média 40% do faturamento dos lojistas.

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