Hérnias: o que você precisa saber!

O Dr. Carlos de Almeida Obregon, Cirurgião Geral e do Aparelho Digestivo do Hospital Albert Sabin, explica sobre esse distúrbio

As hérnias de parede abdominal são defeitos na musculatura do abdômen que permitem a passagem de estruturas, como vísceras e gordura, do interior para a parte subcutânea.

“O problema pode ser de nascença ou adquirido através de questões nutricionais, emagrecimento, obesidade, ou trauma”, explica o Dr. Carlos de Almeida Obegron, Cirurgião Geral e do Aparelho Digestivo do Hospital Albert Sabin (HAS).

O tipo de hérnia mais comum é a inguinal, que consiste na protrusão de parte do intestino ou outro órgão ligado ao abdômen através de uma abertura na parede abdominal na virilha. São mais frequentes em homens e a cirurgia pode ser realizada por dois métodos, ou seja, via aberta ou laparoscópica. A recuperação é muito simples e, geralmente, o paciente recebe alta no mesmo dia ou no posterior.

“A prática de atividades físicas, alimentação saudável, prevenção da obesidade e boas horas de sono ajudam no fortalecimento muscular e, portanto, evitam a formação de hérnias”, diz o Dr. Obregon.

Hábitos como o tabagismo e o alcoolismo também aumentam a fragilidade da musculatura e, consequentemente, devem ser evitados e considerados como ações preventivas.

“Em regiões onde as hérnias são prevalecentes, como o abdômen e virilhas, toda e qualquer mudança percebida, por exemplo o aparecimento de uma protuberância, o indivíduo deve procurar um médico, pois, como em outras doenças, o rápido diagnóstico torna o tratamento mais simples”, finaliza o cirurgião do HAS.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar