Especialista explica porque alimentação adequada e exercícios físicos são ainda, o melhor remédio

Legumes, verduras, oleaginosas, snacks saudáveis e um pouco de movimento podem ajudar na mudança para um estilo de vida mais saudável

Doenças crônicas como diabetes e hipertensão podem ser evitadas ou controladas com a prática de uma alimentação equilibrada e de exercícios físicos diários. Segundo a nutricionista consultora da linha de snacks saudáveis Cuida Bem, Bruna Pavão, uma vida saudável pode auxiliar na redução do stress, inclusive. “Quando o organismo está sob uma condição de estresse psicológico ou social há um desbalanço nos hormônios, causando uma maior demanda de nutrientes como, vitaminas e minerais. Caso essa demanda não seja suprida, pode ocorrer um desequilíbrio no organismo, causando diversas complicações como a inflamação”, explica.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 60% da população mundial não pratica atividade física necessária. A especialista explica que 15 minutos de caminhada diária podem ajudar a reduzir os riscos de depressão em até quase 30% dos casos. E os hábitos devem começar a serem moldados desde cedo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, recomenda-se, que na faixa etária de até dois anos de idade, as crianças sejam estimuladas a se movimentar várias vezes ao dia, mesmo que por curtos períodos, como, por exemplo, andar, correr, pular e até mesmo a natação para bebês, ajudando a trabalhar a respiração e a desenvolver a capacidade psicomotora. “É importante lembrar que nenhuma prática sozinha pode ajudar a prevenir doenças, e sim o conjunto de um estilo de vida saudável, como alimentação equilibrada, hidratação diária e boa noite de sono”, alerta Bruna.

A consultora Cuida Bem explica que o consumo equilibrado do famoso arroz, feijão e salada é uma ótima fonte de energia e nutrientes. Ela ainda explica que existem snacks que podem também ser introduzidos no cotidiano. “Um exemplo de alimento para momentos entre uma refeição e outra e pós treinos são barras de nuts, que contêm oleagenosas e frutas secas”, explica. Alimentos com alto teor de proteínas são recomendados para serem consumidos após a prática de atividade física, pois os aminoácidos fornecidos por ela irão ajudar na recuperação muscular, além de reduzir a fome e ajudar na recuperação da energia perdida. “O amendoim é prático e é considerado uma boa fonte de proteína vegetal”, comenta Bruna.

O estilo de vida saudável pode diminuir significativamente os riscos de diversas doenças, porém, é importante lembrar de fazer exames e consultar um médico periodicamente. Além disso, é sempre indicado consultar um profissional especializado, como um nutricionista, para ajudar na construção de uma dieta ideal com todos os nutrientes que o corpo precisa, nas quantidades certas para cada pessoa.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar