Benefícios do suco de beterraba para o exercício aeróbio

por Ketlyn Dalagnol

 

Um dos hábitos mais comuns do praticante de atividade física é a utilização de suplementos alimentares prontos para melhorar a performance física, mas você já pensou que a suplementação pode ser feita com alimentos in natura? Um bom exemplo é o consumo de suco de beterraba, que pode influenciar positivamente as respostas fisiológicas do exercício aeróbio.

Alguns estudos mostram que o consumo antes do treino aeróbio de suco concentrado de beterraba que é rico em nitrato, pode contribuir com a redução da pressão arterial sistêmica, por possuir uma boa biodisponibilidade de óxido nítrico que é conhecido pelo seu efeito vasodilator. Devido a esse fator, o consumo pode favorecer não somente o praticante de atividade física, mas também indivíduos com hipertensão.

Outro efeito correlacionado a suplementação de suco de beterraba é a redução do consumo de oxigênio, que pode correlacionar-se com um possível aumento da potência e do tempo para alcançar a exaustão, permitindo ao praticante uma melhora no desempenho.

Ressalto que ao iniciar o consumo de sucos concentrados e/ou de suplementação, seja ela com produtos prontos ou in natura é importante consultar um profissional habilitado, pois as recomendações de dosagem são feitas individualmente, além de considerar se a modalidade e a intensidade da prática de atividade física querer essa intervenção.

 

Te desejo sempre mais e mais saúde!

Ketlyn Dalagnol

Nutricionista Esportiva e Funcional

CRN – 8760

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar