Mitos e verdades sobre reeducação alimentar

No Dia Mundial da Obesidade, endocrinologista da BP esclarece mitos e verdades sobre alimentação e ganho de peso

Cada vez mais as pessoas têm refletido sobre o que colocam no prato. O debate em relação à alimentação tem sido muito presente na sociedade atual, que passou a repensar seus hábitos de vida desde o início da pandemia da Covid-19. Porém o conceito de reeducação alimentar ainda gera muitas dúvidas, trazendo inseguranças sobre esse processo que nada mais é do que a melhor compreensão do efeito dos alimentos em nosso corpo, modificando comportamentos alimentares com o intuito de controlar ou curar doenças, manter uma boa saúde ou até mesmo emagrecer.

No Dia Mundial da Obesidade (4 de março), a endocrinologista Mônica de Aguiar Medeiros, do

Núcleo de Obesidade e Cirurgia Bariátrica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, esclarece alguns dos mitos e verdades mais disseminados sobre reeducação

alimentar.

 

1 – Fazer jejum ajuda a emagrecer

 

Mito

    

Não é o fazer jejum, obrigatoriamente, que vai ajudar a emagrecer. O que faz a pessoa emagrecer é consumir menos calorias. A médica Monica Medeiros, endocrinologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, explica que se a pessoa fica um tempo prolongado sem se alimentar, e quando come ingere uma quantidade controlada de caloria, isso pode sim levar a uma perda de peso. Mas se a pessoa faz um jejum prolongado e quando come ingere uma quantidade muito maior de calorias ou alimentos que são mais calóricos, isso não vai levar a uma perda de peso.

 

2 – O consumo de bebidas alcoólicas atrapalha o emagrecimento

 

Verdade

 

A bebida alcoólica é muito calórica e normalmente as pessoas não sabem ou não enxergam toda a caloria que tem dentro dela. “Para exemplificar, uma lata de cerveja equivale a um pão francês, então se a pessoa toma 10 cervejas é como se tivesse comido 10 pães”, esclarece a dra. Monica. E além da caloria própria da bebida alcoólica, quase sempre, as pessoas a consomem acompanhada de alguns petiscos, que normalmente são alimentos mais calóricos também.

 

3 – Comer antes de dormir engorda

 

Mito

 

Não é bem o horário que você come que engorda, mas sim a qualidade da comida e como que ela está equilibrada ao longo do seu dia. “Mas nós não aconselhamos comer muito próximo de dormir, porque pode piorar a qualidade do sono ou estimular refluxo gastresofágico. Aconselhamos evitar, mas não é o comer nesse horário que vai fazer engordar”, afirma.

 

 

4 – Beber água é importante dentro de uma dieta saudável 

 

Verdade

 

O consumo diário de água é sempre muito importante, é fundamental para nossa saúde, funcionamento dos rins e do intestino e acaba ajudando inclusive a controlar um pouco a fome. Pessoas que não bebem muita água, às vezes comem mais por confundir o sentimento da sede com a sensação de fome. Então, é sempre saudável manter um bom consumo de água: em torno de dois litros por dia para uma pessoa adulta.

 

 

5 – O ideal é se alimentar sempre de três em três horas

 

Mito

 

A frequência e horário da alimentação deve ser individualizada, não é obrigatório comer a cada

3 horas, olhando no relógio. Mas muitas pessoas quando ficam um tempo prolongado em jejum, quando sentam para se alimentar, acabam comendo em excesso ou tendo preferência

por alimentos mais calóricos. “Então para muitas pessoas, comer de maneira fracionada ajuda a fazer escolhas alimentares melhores, mas isso não serve para todo mundo, é algo que tem que

ser individualizado e também não precisa ser obrigatoriamente de três em três horas”, diz a médica do Núcleo da BP.

 

 

6 – Existem alimentos que são vilões da dieta

 

Mito 

 

Não existem alimentos que são vilões da dieta. “Em uma reeducação alimentar, devemos entender que podemos comer de tudo, desde que seja de forma equilibrada. Ninguém engorda por comer um determinado alimento, mas sim porque não soube equilibrar a dieta. Quando um alimento mais calórico está dentro de uma dieta desequilibrada, ele pode contribuir para o ganho de peso, mas não é ele em si o culpado por esse ganho de peso”, finaliza.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar