Primeiros passos no cuidado oral dos bebês

A MAM Baby reuniu, em parceria com a odontopediatra Ariely Caramori, informações para auxiliar os pais a começar a higiene bucal dos pequenos

Iniciar qualquer processo na rotina dos bebês pode ser um grande desafio, pois cada novo passo é um aprendizado, tanto para eles quanto para os pais. Para apoiar as famílias que estão começando agora os primeiros cuidados com relação à higiene bucal dos pequenos, a MAM Baby, marca especialista em bebês, reuniu informações e dicas importantes com a odontopediatra Ariely Caramori.

É consenso entre os odontopediatras que as boas práticas de higiene e de segurança devem ser adotadas desde a gestação, a fim de auxiliar no desenvolvimento saudável da dentição. Assim, antes mesmo de iniciar a dentição, as gengivas do bebê podem ser higienizadas com produtos como a luva de cuidado oral infantil da MAM, que remove placas e bactérias ao limpar a boca do bebê antes do primeiro dente nascer, quando alimentado com fórmulas artificiais.

A partir do surgimento do primeiro dentinho, é preciso iniciar a escovação com escova e creme dental com flúor. “O principal cuidado é com a quantidade de creme dental na escova, a porção indicada é de um grão de arroz cru”, explica Dra. Ariely.

Como os bebês não têm maturidade para o entendimento da importância da escovação, o ideal é criar uma  rotina para que a criança se acostume e leve esse hábito por toda a vida. Segundo Dra. Ariely, uma das maneiras mais comuns é realizar a higiene bucal durante o banho. Também é possível fazer desse um momento de troca de amor em família, na posição conhecida como joelho-joelho, em que os responsáveis se posicionam sentados, um de frente para o outro, com os joelhos encostados e deitam o bebê no colo dos dois para realizar a escovação.

Pensando na importância do cuidado bucal, a MAM Baby desenvolveu um aplicativo chamado MAM Brushy Time que traz um jogo interativo com a história do Urso Brushy. No app, as crianças podem ajudar o Brushy a escovar seus dentes com um cronômetro que indica o tempo correto da escovação. O jogo é inspirado nas escovas da MAM, que possuem um ursinho no cabo, com o objetivo de trazer um lado lúdico para o momento.

A frequência da escovação é similar à indicada aos adultos: de duas a três vezes ao dia. No entanto, tudo vai depender da frequência da alimentação. Para ter mais segurança com relação ao assunto, é importante que a criança tenha o acompanhamento de um odontopediatra desde o surgimento do primeiro dentinho.

Outra dica oferecida pela Dra. Ariely é relacionada à primeira escova ideal para o bebê. Ela esclarece que a cabeça da escova deve ser pequena e arredondada, com cerdas macias e no tamanho ideal, para que a criança não precise fazer uma abertura grande da boca.

A escova Training Brush, da MAM Baby, é ideal para os primeiros passos do cuidado oral dos bebês. Isso porque, além de contar com todos os requisitos citados pela odontopediatra, possui trava de segurança e um cabo longo e ergonômico que permite que os pais segurem a escova junto com os pequenos, a fim de facilitar o aprendizado e tornar a escovação fácil desde o início.

Toda a linha de escovas MAM Baby traz em suas embalagens o exclusivo selo de aprovação da Associação Brasileira de Odontopediatria (Aboped), que atesta a qualidade e a segurança necessárias para esses primeiros cuidados e o desenvolvimento oral dos bebês.

“O vínculo e a confiança das crianças em odontopediatras é muito importante para garantir a manutenção da saúde bucal. Na MAM, ficamos felizes em desenvolver, em parceria com esses profissionais da saúde, produtos que possam facilitar cada etapa da higiene dos dentinhos e otimizar o tempo das famílias no processo”, explica Leandro Bazello, diretor-geral da MAM Baby Brasil.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar