Olheiras, entenda porque elas aparecem e como tratar

Diretor da Academia da Face explica as causas e procedimentos mais efetivos

As temidas olheiras podem aparecer em qualquer pessoa, mas elas podem significar muito mais que noites mal dormidas, sejam mais discretas ou mais marcadas, são sinais que incomodam. Por isso é importante entender as causas para desenhar um plano de tratamento mais assertivo e eficaz.

Segundo o doutor Willian Ortega, especialista em harmonização orofacial e procedimentos não invasivos na face, a alimentação é uma das causas dos sinais na região dos olhos. “O nosso corpo reage a tudo o que está no nosso dia a dia, o aparecimento de olheiras pode indicar que o organismo não está recebendo os nutrientes necessários na alimentação. Em alguns casos elas aparecem por uma desidratação, por isso é importante se atentar e beber bastante água durante o dia”.

A estrutura facial tem muita influência sobre como o nosso rosto muda com o passar dos anos. No processo de envelhecimento perdemos colágeno e tecidos gordurosos, que são essenciais para que o rosto tenha um aspecto saudável.  “A gordura muitas vezes é vista como uma coisa negativa, mas no rosto é de extrema importância. A falta de tecido gorduroso abaixo dos olhos também é uma das principais causas das olheiras”, explica Ortega, que é diretor da Academia da Face, instituto que tem Sabrina Sato como sua embaixadora.

O especialista explica que depois de uma avaliação é definido o plano de tratamento para as olheiras, que varia para cada paciente. Os tratamentos vão desde o estímulo à vascularização da região até a indicação de produtos para uso diário em home care.  “As olheiras mais profundas costumam ser causadas pela falta de gordura, nesses casos utilizamos a técnica de preenchimento com ácido hialurônico. O objetivo é utilizar a aplicação para recuperar o volume na área afetada”, conta o especialista.

Se em alguns casos falta a gordura, em outros o excesso dela é o problema, nesses casos são formadas as conhecidas bolsas debaixo dos olhos. Para esse tipo de olheira é utilizada a técnica emptiers, um procedimento que reduz o volume com a intenção de melhorar o aspecto das bolsas.

Com o avanço da tecnologia os procedimentos estão cada vez mais eficazes e menos invasivos, em alguns casos os resultados aparecem já na primeira sessão e podem durar de 12 a 18 meses. É importante a consulta com um profissional qualificado, para definir uma estratégia de tratamento com os procedimentos adequados.

 

“A prevenção é a melhor forma de tratamento, então é recomendado que o paciente faça o acompanhamento com consultas periódicas. Dessa forma é possível alcançar resultados mais naturais, além de prevenir os sinais de envelhecimento”, finaliza Ortega.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar