Receita Castelo: Nhoque de Abobrinha e Ricota

NHOQUE DE ABOBRINHA E RICOTA

Rendimento: 4 porções

Tempo de Preparo: 50 minutos

Calorias: 345 a porção

Ingredientes

1 abobrinha média

1 dente de alho amassado

1 colher (sopa) de Azeite de Oliva Castelo

1 ovo

1colher (chá) de sal

300g de ricota esfarelada

1 pitada de noz moscada

Cerca de 1 xícara (chá) de amido de milho

Molho

1 cebola pequena picada

1 colher (sopa) de Azeite de Oliva Castelo

3 tomates picados sem pele e sem sementes

2 colheres (sopa) de Vinagre Balsâmico Tradicional Castelo

1 colher (chá) de sal

Manjericão fresco

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado no ralo grosso

Preparo

Rale a abobrinha no ralo grosso. Refogue o alho no Azeite de Oliva Castelo e adicione a abobrinha. Deixe refogar por cerca de 5 minutos. Retire e coloque em uma tigela. Deixe amornar. Acrescente o sal, a ricota e a noz-moscada. Amasse bem e vá adicionando o amido de milho até ficar uma massa firme.

Leve uma panela com capacidade de 5 litros com água ao fogo para ferver. Abra a massa em rolinhos sobre mesa polvilhada com o amido de milho e corte em pedaços. Vá adicionando os nhoques aos poucos na água fervente até que subam à superfície. Retire e vá colocando em uma travessa. Repita a operação com toda a massa.

Para o molho, refogue a cebola no Azeite de Oliva Castelo até amaciar e junte os tomates, o Vinagre Balsâmico Tradicional Castelo e o sal. Deixe refogar por 5 minutos, retire e adicione o manjericão. Sirva sobre os nhoques e cubra com o queijo parmesão.

Dica:

Quando refogar a abobrinha, deixe ela secar bem para não soltar água no nhoque. Esta receita não contém glúten mas se quiser fazer o tradicional com a farinha de trigo, que contém glúten, substitua o amido de milho pela farinha de trigo.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar