Língua branca é normal? Descubra as causas e como tratar

Muito importante para o funcionamento do corpo humano, a língua é responsável por nos permitir sentir sabores, conversar e digerir os alimentos corretamente. No entanto, quando este órgão muscular apresenta uma coloração esbranquiçada é sinal de que algo está errado. Essa condição pode estar vinculada ao acúmulo de placa bacteriana e de micro-organismos e, como resultado disso, é possível ter mau hálito. Há também outras situações em que a coloração branca aparece na língua, como por exemplo o caso do jejum prolongado, doenças autoimunes e tratamentos com quimioterapia.

O cirurgião dentista e fundador da OdontoCompany, maior rede de clínicas odontológicas do mundo, Paulo Zahr, explica mais sobre os motivos dessas alterações de tom e textura e o que fazer para evitar o problema.  “Primeiramente é necessário identificar precisamente a causa desse problema. Em situações em que aspectos da língua branca são decorrentes de fungos ou de doenças autoimunes, é necessário fazer tratamento com medicamentos devidamente indicados pelo dentista. Já nas situações em que a alteração é proveniente do acúmulo da placa bacteriana, esse problema indica má higiene e é necessário melhorá-la”, ressalta.

Quando a língua não é higienizada da maneira correta, as bactérias se alimentam dos restos de comida que acumularam na região após as refeições. Quando essas bactérias se multiplicam, acontece o mau hálito e migração da placa para os dentes, o que pode acarretar a cárie e doenças na gengiva. Para evitar este problema, Zahr indica a utilização  do raspador de língua. “Trata-se de uma ferramenta manual, que atua na retirada da saburra, que é a massa composta de células descamadas da boca, bactérias, muco da saliva e restos alimentares presentes na superfície da língua”.

O uso do limpador de língua deve entrar para rotina de higiene bucal, sendo utilizado logo após o fio dental e antes da escovação dos dentes. Isso para que a pasta de dente não dificulte a remoção da saburra lingual. Vale ressaltar que somente em consulta com o dentista é possível fazer um diagnóstico correto. Por isso, é recomendado buscar atendimento odontológico periodicamente para fazer um exame clínico oral.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar