Especialista ensina a preparar uma reposição lipídica poderosa para os cabelos cacheados ou crespos

A tricologista Viviane Coutinho explica o porquê da necessidade da reposição lipídica em fios cacheados ou crespos

Nada mais chato para as cacheadas e crespas do que ficar com os cabelos cheios de frizz e com o  aspecto ressecado. Muitas vezes, o principal fator que causa essa aparência é a falta de oleosidade natural. Por isso, a tricologista Viviane Coutinho recomenda fazer a reposição lipídica.
—  A reposição lipídica é um processo em que banhamos os fios com óleo vegetal ou óleos essenciais, de modo a trazer emoliência aos fios e devolver o equilíbrio ao couro cabeludo. Assim cuidamos das descamações, promovendo acalmia e a reposição da gordura boa que necessitamos para manter o equilíbrio da saúde capilar – explica.
Viviane pontua que o tratamento pode ser feito em todos os tipos de cabelos, mas os cacheados e crespos são os que mais se beneficiam.
— Os cabelos cacheados e crespos precisam constantemente dessa reposição, pois costumam ser mais ressecados. Isso ocorre graças à curvatura dos cachos, que dificulta a oleosidade da raiz chegar até as pontas. O tratamento atende perfeitamente todos os tipos de fios, mas os cabelos cacheados e crespos são os que mais necessitam.
A tricologista indica que a reposição seja feita semanalmente, para que haja um tratamento contínuo. Confira, a seguir, uma receita de blend que pode ser feito para tal indicação. Vale lembrar que ele é feito a partir da mistura de um óleo vegetal com um essencial.

Ingredientes:

  • 5 ml de óleo de abacate, semente de uva, macadâmia ou avelã
  • 1 gota de óleo essencial de laranja doce, palmarosa ou ylang ylang

Modo de preparo:

Com os cabelos secos, passe a mistura no couro e espalhe pelos fios. Utilize, depois da aplicação, um pente para ajudar na absorção.
Deixe, no mínimo, 20 minutos agindo. Nesse período, podemos massagear com as mãos, promovendo, assim, o relaxamento.
Para retirar, utilize dois shampoos: um para retirada dos óleos e, em seguida, outro para uma ação hidratante. Finalize a lavagem com o condicionador.

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar