Vai ficar off nos dias de carnaval? Confira um cardápio para fazer aquele detox!

Já que bloquinhos e outras comemorações públicas foram cancelados, por que não apostar em um cardápio detox de um dia para ajudar o fígado a eliminar as toxinas do dia a dia? Você pode adotar o cardápio durante os dias em casa para voltar à rotina com tudo; ou, então, depois, para potencializar a recuperação do corpo.

De acordo com a nutricionista Luna Azevedo (@lunanutri), referência em alimentação plant-based, a desintoxicação do corpo é um processo natural do corpo que busca reduzir os impactos negativos das toxinas. Ou seja, o principal objetivo da detoxificação é a biotransformação, possibilitando que os elementos em questão sejam eliminados do organismo.

Já para a médica atuante em nutrologia e medicina integrativa, Dra. Roberta Genaro (@drarobertagenaro), o detox é uma estratégia nutricional que pode ser utilizada com o intuito de melhorar os sistemas de drenagem e ‘limpeza’ do organismo. “Além disso, serve para diminuir sinais inflamatórios e ainda reduzir a produção de radicais livres — processos que afetam negativamente a nossa imunidade e aceleram o envelhecimento celular, aumentando a chance de doenças”, explica a profissional.

Mas lembre-se: “a dieta ideal é aquela feita por um nutricionista e prescrita de forma individualizada para você. Por isso, baseie-se nestas dicas de refeições e procure o seu profissional para ajustá-las para seu caso”, aconselha Luna Azevedo.

Café da manhã:

1 copo de suco detox: limão + couve + morango + gengibre + linhaça;

Porção de castanhas.

Lanche de manhã:

Chá de cavalinha;

Snack de grão-de-bico.

Obs: A cavalinha é contraindicada para gestantes, assim como para pessoas que têm disfunções cardíaca ou renal. Portanto, seu uso necessita de prescrição nutricional individualizada.

Almoço:

Salada de folhas verdes: alface + rúcula + espinafre refogado + chicória + azeite de oliva + cebolinha picada + cúrcuma;

Prato principal: lentilha cozida com quinoa em grãos + ervas a gosto + cenoura e beterraba raladas.

Lanche da tarde:

Salada de frutas: framboesa + maçã + abacaxi + kiwi + amoras + chia;

Chá verde.

Obs: O chá verde é contraindicado durante a gravidez e a amamentação, assim como para pessoas com dificuldade para dormir, alterações na tireoide, problemas nos rins ou no fígado, anemia, úlceras gástricas e gastrite. Além disso, pode interagir com certos medicamentos. Portanto, seu uso necessita de prescrição nutricional individualizada e não deve passar de duas xícaras por dia.

Jantar:

Macarrão de abobrinha com tomates + molho pesto.

Outras dicas para potencializar a energia:

  1. Mantenha-se hidratado;
  2. Consuma fibras todos os dias, já que elas ajudam a manter a regularidade intestinal. A melhores são aquelas presentes nos vegetais, nas frutas, nas nozes, nas sementes e nos grãos integrais;
  3. Inclua os seguintes alimentos na rotina: gengibre, cebola, alho, framboesa, mirtilo, amora, morango e cereais integrais;
  4. Por fim, pratique atividade física!

Fonte: Vitat – https://vitat.com.br/cardapio-detox/

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar