Clareamento dental: Especialista Jozyane Mazzei tira todas as dúvidas sobre o procedimento

Febre entre famosos, o clareamento dental vem se tornando cada vez mais comum. Gusttavo Lima, Grazi Massafera e Neymar são alguns do que exibem dentes branquíssimos, atraindo dúvidas sobre o tratamento. Para tirar as dúvidas, conversamos com a Jozyane Mazzei, dentista e mestre em ortodontia aplicada.

Quando fazer: O clareamento pode ser feito a qualquer momento, observada algumas restrições. A partir do momento em que a pessoa recebe um parecer positivo do dentista, ela pode começar a fazer o tratamento, que pode até mesmo ser feito em casa.

Tipos: Todos os métodos de clareamento são feitos com o uso de um gel clareador, o que vai variar é a intensidade em cada processo. No caso do método caseiro, é usado uma moldeira de silicone, junto com um de menor concentração. No caso do clareamento feito no consultório ou a laser, é usado um gel com concentração maior, necessitando de um especialista na hora da aplicação. Outra diferença relativa ao tipo é o tempo do tratamento; quanto maior a concentração do produto, mais rápido o clareamento é feito.

Benefícios: Mesmo sendo um procedimento estético, o clareamento permite um diagnóstico mais preciso de eventuais problemas. Como o dente fica mais branco e sem placas, nós conseguimos identificar facilmente qualquer empecilho que possa vir atrapalhar a saúde bucal do paciente. Além disso, quando o tratamento é realizado, é comum que sejam criados novos hábitos nutricionais, o que pode beneficiar a saúde pessoal. Como é um procedimento estético e tem como principal foco o branqueamento dos dentes, o paciente também tem uma melhora na autoestima, ajudando a combater possíveis distúrbios psicológicos.

Escovação: Um dos pontos mais importantes do tratamento é a escovação. O clareamento remove o esmalte do dente, deixando-o mais propício a sujar, então é necessário um foco na escovação, pelo menos três vezes ao dia. O uso de uma escova extra macia é sempre bem-vindo, por possuir um risco menor de danificar o dente. A escolha do creme dental é fundamental, recomendo um com flúor, que ajuda no processo de remineralização (ganho de superfície dental).

Periodicidade: São realizadas entre duas a quatro sessões, podendo ser feitas de forma semestral ou anual, observado os desejos e hábitos do paciente. Se o paciente seguir todos os cuidados com a saúde bucal, o tempo de volta ao consultório vai ser mais espaçado.

Restrições: De início, o tratamento não é recomendado em crianças, gestantes e pacientes que estejam tratando doenças graves. Uma vez esteja apta para o tratamento, é necessário seguir algumas restrições alimentares, que podem atrapalhar na questão da coloração dos dentes, tais como café, vinho, corantes fortes e alimentos de cor escura. Um hábito que atrapalha o clareamento é o de fumar. O cigarro apresenta substâncias que amarelam os dentes, e durante o processo de clareamento, existe uma maior facilidade dessas substâncias entrarem nos dentes.

Para mais informações https://www.instagram.com/dra.jozyanemazzei/

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar

Comece a digitar e pressione o Enter para buscar